IME (RJ) abre inscrições para o Vestibular 2021/2022

Prazo de inscrição vai até agosto. Pedidos de isenção de taxa serão recebidos até 13 de julho.
Em 05/07/2021 14h55 , atualizado em 05/07/2021 14h56 Por Giullya Franco

Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro
Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro
Crédito da Imagem: Divulgação/IME
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, está com as inscrições abertas para o Vestibular 2021 com ingresso em 2022. Período vai até o dia 17 de agosto e a taxa é de R$ 100.

Inscreva-se no IME

Para participar do vestibular do IME os interessados precisam se encaixar em alguns requisitos exigidos pelo instituto. Além de serem brasileiros (as) natos (as), para cada categoria há um tipo de exigência. Veja:

Ativa (para candidatos que desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.

Reserva (para candidatos que não desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

Mais: Conheça as carreiras militares

Isenção

O prazo para solicitar a isenção de taxa ainda está aberto. Os pedidos deverão ser feitos por via postal ou protocolados na Subdivisão de Concursos do IME, durante o horário de atendimento ao público até o dia 13 de julho.

A isenção será concedida aos dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados, doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou membros de família de baixa renda.

Até o dia 30 de julho o IME vai liberar o resultado das solicitações.

Vestibular 2021/2022

O Exame Intelectual (EI) do IME é composto por duas fases. Na primeira fase os candidatos passam por prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química, prevista para ser aplicada no dia 10 de outubro.

Até o dia 19 de outubro será divulgada a relação de classificados para a segunda fase. Na etapa serão feitas cinco provas, com questões objetivas e discursivas, divididas da seguinte forma:

  • Matemática (25/10): prova composta por questões discursivas
  • Física (26/10): prova composta por questões discursivas;
  • Química (27/10): prova composta por questões discursivas;
  • Português (28/10): prova composta por questões objetivas e redação;
  • Inglês (28/10): prova composta por questões objetivas

Veja também: Conheças as provas do IME

Locais de Prova

As provas do IME serão aplicadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Vagas

A oferta do IME aos candidatos da Ativa é de 80 vagas, sendo 16 vagas reservadas para candidatos negros. Para a Reserva são 12 vagas, sendo duas destinadas aos candidatos negros.

Os cursos oferecidos são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

No IME a escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Resultado

O IME vai divulgar até o dia 23 de dezembro o IME a lista de candidatos aprovados no EI. Após essa divulgação, os classificados ainda deverão se submeter às demais fases da seletiva, compostas pela Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). As etapas serão realizadas pelo IME em janeiro.

Para mais informações acesse o Site do IME ou consulte o Manual de Instruções.