O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou nesta quinta-feira, 23 de dezembro, a lista final de aprovados no Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação (CA/CFG) 2021/2022. A classificação preliminar foi publicada em 9 de dezembro.
Agora, os candidatos selecionados precisam passar por mais etapas entre os dias 3 e 5 de janeiro, na sede do IME, no Rio de Janeiro. Confira abaixo as próximas fases:
-
Inspeção de Saúde (IS)
-
Exame de Aptidão Física (EAF)
-
Avaliação Psicológica
Os estudantes habilitados em todas essas etapas poderão fazer a matrícula no dia 11 de fevereiro, também na sede do IME. As aulas iniciarão no dia 14 de fevereiro.
Confira também: resultado do Vestibular 2022 do ITA pode ser visto
Vestibular
O Exame Intelectual (EI) foi dividido em duas etapas. A primeira foi realizada no dia 10 de outubro e, a segunda, entre os dias 25 e 28 de outubro. Mais de 4,7 mil candidatos fizeram a inscrição.
Na primeira fase os candidatos fizeram uma prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química. A segunda fase teve provas discursivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
Vagas
O IME oferece vagas em cursos de Engenharia para candidatos da Ativa, que desejam seguir a carreira militar, e da Reserva, que não seguem.
O vestibular 2022 do IME ofereceu 80 vagas para a ativa, sendo 16 vagas reservadas para candidatos negros. Para a Reserva, foram 12 vagas, sendo duas destinadas aos candidatos negros.
Os cursos de Engenharia oferecidos são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Leia: Qual Engenharia é a minha cara?
No IME, a escolha da especialidade de Engenharia é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Carreira Militar
Os alunos da Ativa recebem durante os primeiros quatro anos do Curso de Formação de Oficiais os seguintes benefícios: fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo. No quinto ano, são promovidos a 1º tenentes e passam a receber remuneração.
Saiba mais sobre a carreira militar
Os alunos da Reserva recebem os mesmos benefícios, mas apenas durante o primeiro ano da graduação. A partir do segundo ano, esses alunos perdem o direito aos benefícios e não precisam usar farda.
Para mais informações acesse o site do IME ou consulte o Manual do Candidato.