IFTO abre inscrições do Vestibular 2022/1

Prazo para cursos técnicos também está aberto. Seleção será por histórico escolar e prova de redação.
Em 07/10/2021 11h15 Por Lorraine Vilela Campos

Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
Crédito da Imagem: Assessoria de Comunicação Social do IFTO
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de Tocantins (IFTO) abriu nesta quinta-feira, 7 de outubro, as inscrições do Vestibular 2022/1. Os interessados podem se inscrever até 21 de novembro e a taxa é de R$ 20.

Faça sua inscrição

Pedidos de isenção da taxa serão recebidos até 17 de outubro. Já o resultado é esperado para o próximo dia 20 e recursos poderão ser enviados em 21/10, sendo as respostas previstas para 22 deste mês. 

A isenção pode ser solicitada pelos candidatos que sejam inscritos no CadÚnico ou pelos concorrentes que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios privados.

Vestibular

A seleção dos candidatos será realizada em duas fases: análise do histórico escolar das duas primeiras séries do ensino médio e prova de redação presencial.

Os candidatos poderão anexar seus históricos escolares ao site do IFTO até 24 de novembro.

A convocação para a prova será feita em 1º de dezembro, já a redação será aplicada no dia 5 seguinte, das 9h às 11h. Serão convocados para a avaliação até sete vezes o número de vagas de cada campus do IFTO.

Candidatos das vagas das ações afirmativas serão convocados para entregas de documentos em 14 de dezembro, às 18h. A documentação deverá ser enviada entre os dias 15 e 18 seguintes, on-line, pelo sistema de inscrições. 

Resultados

O resultado da análise da documentação das ações afirmativas será publicado em 20 de dezembro. Recursos serão recebidos no dia 21 seguinte. 

O IFTO divulgará o resultado preliminar do Vestibular em 23 de dezembro, a partir das 18h, com recursos para o dia 24/12.

O resultado final do Vestibular 2022/1 do IFTO está previsto para o dia 27 de dezembro, a partir das 18h. 

Vagas

O IFTO oferece 699 vagas para cursos de graduação. As oportunidades são para os campi Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Gurupi, Araguatins, Colinas do Tocantins, Avançado Lagoa da Confusão, Avançado Pedro Afonso, Dianópolis e Paraíso do Tocantins. 

O instituto reserva 50% de suas vagas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo parte do percentual para pretos, pardos e indígenas; estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência). 

Além das cotas para escolas públicas, o IFTO tem reserva para ações afirmativas próprias, as quais contemplam indígenas, pessoas com deficiência, assentados pela reforma agrária, quilombolas e egressos do Instituto de Menores do Estado do Tocantins (antigo Instituto São José).

Cursos Técnicos

Por ser um Vestibular Unificado, o IFTO também oferece oportunidades para cursos técnicos. O cronograma é o mesmo da graduação e os candidatos também serão avaliados por histórico escolar e prova de redação. A taxa de inscrição é de R$ 15.

  • Cursos técnicos integrados ou concomitantes ao ensino médio: análise dos histórico escolar dos 7º e 8º anos do ensino fundamental;
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: análise dos histórico escolar das 2ª e 3ª séries do ensino médio.

A oferta do IFTO é de 1.310 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio; 65 para concomitantes e 405 oportunidades para subsequentes.

Mais informações no edital e pelo site do IFTO