IFSP aplica provas de seleção 2022 para cursos técnicos

Avaliações dos concomitantes e subsequentes serão das 9h às 12h, já para os integrados das 14h às 17h.
Em 17/12/2021 05h00 Por Lorraine Vilela Campos

Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Crédito da Imagem: Divulgação/IFSP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) aplicará o processo seletivo 2022 para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio neste domingo, 19 de dezembro. 

Confira seu local de prova

As provas dos cursos concomitantes e subsequentes serão realizadas das 9h às 12h, já para os integrados a aplicação será das 14h às 17h. 

Orientações

  • Os candidatos terão que usar máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de provas;
  • Será necessário fazer a higienização das mãos com álcool em gel sempre que necessário;
  • Os participantes deverão evitar aglomerações e obedecer ao distanciamento social mínimo.

Em relação aos materiais, os inscritos devem levar:

  • Documento de identificação original com foto;
  • Ficha de convocação;
  • Caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente);
  • Lápis preto;
  • Borracha. 

Seleção

As provas serão compostas por 15 questões objetivas de Português e 15 de Matemática. O conteúdo é referente ao aplicado de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 

O gabarito será publicado em 20 de dezembro, depois das 20h, com recursos no dia 21 seguinte. A versão final será divulgada a partir das 20h de 28/12. 

O IFSP divulgará o resultado preliminar em 7 de janeiro de 2022 e recursos serão recebidos no dia 10 seguinte. 

O resultado final da seleção está previsto para 13 de janeiro de 2022. As matrículas serão recebidas entre os dias 17 e 20 seguintes. 

Eventuais vagas remanescentes deverão ser consultadas diretamente nos campi do IFSP. 

Vagas

O IFSP oferece 6.080 vagas gratuitas para o ingresso em 2022. O instituto reserva 50% das oportunidades para estudantes de escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas; candidatos de baixa renda e pessoas com deficiência).

A oferta contempla cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio, veja a diferença de cada um:

  • Integrado: o estudante fará o ensino médio e o curso técnico no IFSP. Oportunidade voltada para quem terminou o ensino fundamental. 
  • Concomitante: o aluno cursará somente o curso técnico no IFSP. É preciso estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. 
  • Subsequente: o estudante fará apenas o curso técnico no IFSP.  É necessário que o ensino médio já tenha sido concluído. 

As oportunidades são para 33 cursos técnicos nos campi Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Mais informações pelo site do IFSP e no edital.