O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) está em tratativa com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a realização de Vestibular Unificado para ingresso em 2023.
A retomada do vestibular vem sendo cogitada há alguns anos, pois a instituição não está satisfeita com os resultados apresentados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Desde 2018 o IFSC utiliza o SiSU como critério único de seleção para os cursos superiores.
Segundo o IFSC, o SiSU “não atende às necessidades dos arranjos produtivos locais, já que pessoas provenientes de outras cidades ou estados dificilmente se fixam nos municípios do IFSC após a conclusão dos estudos”. Outro problema relatado é a dificuldade no preenchimento das vagas. No SiSU 2022/1, por exemplo, sobraram mais de 300 vagas.
SiSU continua
Apesar da intenção de retomar o vestibular, o IFSC deve continuar aderindo ao SiSU para ingresso de parte de suas vagas. “O SiSU tem aspectos positivos e fazer uma troca abrupta não parece a decisão mais acertada”, afirmou Giselli Dandolini Bonassa, chefe do Departamento de Ingresso do IFSC.
As duas instituições farão reuniões semanais para organizar a operacionalização do processo. No entanto, já está definido que haverá um edital único com vagas tanto para a UFSC quanto para o IFSC, com o mesmo calendário.