IFSC estuda Vestibular Unificado com UFSC para ingresso em 2023

Medida visa preencher as vagas com estudantes de Santa Catarina.
Em 28/03/2022 11h42 Por Adriano Lesme

IFSC Florianópolis
Campus do IFSC em Florianópolis
Crédito da Imagem: Divulgação IFSC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) está em tratativa com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a realização de Vestibular Unificado para ingresso em 2023.

A retomada do vestibular vem sendo cogitada há alguns anos, pois a instituição não está satisfeita com os resultados apresentados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Desde 2018 o IFSC utiliza o SiSU como critério único de seleção para os cursos superiores.

Segundo o IFSC, o SiSU “não atende às necessidades dos arranjos produtivos locais, já que pessoas provenientes de outras cidades ou estados dificilmente se fixam nos municípios do IFSC após a conclusão dos estudos”. Outro problema relatado é a dificuldade no preenchimento das vagas. No SiSU 2022/1, por exemplo, sobraram mais de 300 vagas.

SiSU continua

Apesar da intenção de retomar o vestibular, o IFSC deve continuar aderindo ao SiSU para ingresso de parte de suas vagas. “O SiSU tem aspectos positivos e fazer uma troca abrupta não parece a decisão mais acertada”, afirmou Giselli Dandolini Bonassa, chefe do Departamento de Ingresso do IFSC.

As duas instituições farão reuniões semanais para organizar a operacionalização do processo. No entanto, já está definido que haverá um edital único com vagas tanto para a UFSC quanto para o IFSC, com o mesmo calendário.


Relacionados

IFSC Florianópolis
Cursinho gratuito 2022 da UFSC Joinville recebe inscrições
Cursinho gratuito do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu hoje, 23 de fevereiro, inscrições para as turmas de 2022
Notícias
IFSC Florianópolis
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
O Instituto Federal de Santa Catarina oferece cursos de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, em vários municípios do Estado.
Universidades
IFSC Florianópolis
UFSC divulga resultado de Vestibular 2022 de vagas suplementares para negros
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) liberou o resultado do Vestibular 2022 de vagas suplementares para negros (pretos e pardos)
Notícias
IFSC Florianópolis
UFSC informa datas do Vestibular Unificado 2023
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o cronograma do Vestibular Unificado 2023, que também oferecerá vagas para os cursos do IFSC.
Notícias
IFSC Florianópolis
UFSC informa livros obrigatórios para o Vestibular 2023
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a relação de obras literárias que serão exigidas para o Vestibular 2023. Veja!
Notícias
IFSC Florianópolis
UFSC inscreve para Vestibular 2022 de vagas remanescentes
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu hoje inscrições para o Vestibular Especial para preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular 2022
Notícias
IFSC Florianópolis
UFSC publica segunda chamada do Vestibular 2022 e SiSU
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a segunda chamada do Vestibular 2022 e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1.
Notícias
IFSC Florianópolis
Udesc recebe inscrições para Vestibular de Inverno 2022
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já começou a receber inscrições para o Vestibular de Inverno 2022.
Notícias