IFPR está com as inscrições abertas para o Vestibular 2020

Estão sendo oferecidas mais de 2,7 mil vagas para cursos superiores. Processo seletivo para cursos técnicos também recebe inscrições.
Em 03/07/2019 18h18 , atualizado em 13/08/2019 14h10 Por Giullya Franco

Crédito da foto: Divulgação/IFPR
Crédito da foto: Divulgação/IFPR
Crédito da Imagem: ifpr
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Prazo termina no dia 14 de agosto e a taxa é de R$ 50.

Inscreva-se no Vestibular IFPR

Os candidatos que desejam se isentar da taxa têm até o dia 31 de julho para formalizar a solicitação. Tem direito ao benefício o candidato que se encaixar em um dos seguintes critérios:

  • Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda, com renda bruta de até meio salário mínimo ou renda bruta familiar mensal total de até três salários mínimos;
  • Comprovar, cumulativamente, renda bruta familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tiver cursado integralmente o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede particular.

O resultado da solicitação será informado no dia 8 de agosto.

O Vestibular

A aplicação das provas será realizada no dia 20 de outubro, das 14h às 18h, em Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Pinhais, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

As provas serão compostas por 50 questões objetivas de conhecimentos do Ensino Médio e uma redação.

No dia 16 de outubro os candidatos terão acesso aos locais de provas.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 2 de dezembro e as matrículas serão nos dias 5, 6, 9, 10 e 11.

Vagas

O IFPR está oferecendo 2.724 vagas para os cursos superiores em 2020. As oportunidades estão distribuídas em 20 municípios do Paraná.

Da forma de distribuição de vagas, o IFRS reserva 20% para ampla concorrência. As outras 80% são para inclusão social, que são divididas da seguinte forma:

  • 60% são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas (50% aos candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e 50% aos candidatos que possuam renda familiar superior a 1,5 salário mínimo, tendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos);
  • 10% são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos;
  • 5% aos candidatos autodeclarados indígenas;
  • 5% aos candidatos com deficiência.

Cursos Técnicos

O IFPR também está com o processo seletivo para cursos técnicos aberto. As datas e a taxa para inscrição são as mesmas do Vestibular 2020, mudando apenas os critérios para a concessão da isenção (página 6 do edital). Estão sendo oferecidas 3.693 vagas para os cursos técnicos de nível médio nas 25 cidades em que o IFPR está presente.

Para mais informações acesse o Site do Vestibular IFPR ou consulte os editais.