Fuvest: provas da 1ª fase do Vestibular 2021 serão aplicadas hoje (10)

Mais de 130 mil candidatos estão inscritos na seleção. Oferta da USP é de 8 mil vagas em diversos cursos.
Em 10/01/2021 04h00 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Fuvest
Crédito: Divulgação/Fuvest
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) aplica neste domingo, 10 de janeiro, as provas da primeira fase do Vestibular 2021 da Universidade de São Paulo (USP). São esperados 130.766 candidatos.

Veja os locais de prova

As provas serão aplicadas das 13h às 18h e os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência aos locais. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul. O uso de lápis (ou lapiseira), borracha, apontador e régua é permitido para rascunho.

Mais: Veja as dicas para a 1ª fase da Fuvest

Coronavírus: protocolo de biossegurança

Em consequência do momento de pandemia do coronavírus, a Fuvest divulgou um protocolo de biossegurança para o dia de aplicação das provas.

Veja algumas das regras que deverão ser seguidas:

  • Uso obrigatório de máscaras com a recomendação que candidatos levem uma máscara adicional. Serão fornecidos saquinhos de papel para que a máscara usada seja guardada com segurança;
  • As mesas de cada candidato terão um saché contendo lenço umedecido com álcool 70% para desinfecção da carteira por eles próprios. Também haverá álcool nas salas e banheiros;
  • Todos os coordenadores e fiscais da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e protetor de rosto;
  • Cada sala terá no máximo 40% de ocupação, com as mesas mantendo 1,5 metros de distanciamento;
  • Portas e janelas das salas ficarão abertas e o ar-condicionado não será utilizado;
  • O consumo de alimentos não poderá ser feito em sala, apenas líquidos.

Cidades de Prova

Para que a quantidade de candidatos em cada sala fosse reduzida a Fuvest ampliou o número de locais que vão receber esta primeira fase do Vestibular 2021. Ao todo, serão 148 locais, distribuídos em 35 cidades. Veja as cidades:

Região Metropolitana de São Paulo: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Litoral e Interior de São Paulo: Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Prova

Sem mudanças no formato do vestibular, a prova desta fase será composta por 90 questões objetivas e os candidatos terão 5 horas para respondê-las.

As questões serão sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Mais: Veja as obras literárias deste vestibular

Segunda Fase

No dia 1º de fevereiro a Fuvest deve liberar a lista de classificados para a segunda fase. Na etapa, realizada em dois dias (21 e 22 de fevereiro), os candidatos vão contar com provas de conhecimentos específicos discursivas e redação. 

Vagas e Resultado

A USP está oferecendo 8.242 vagas, sendo metade reservada aos estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Os cursos de Medicina lideram a lista de concorrência da seletiva. O mais concorrido é o de São Paulo, com 154,6 candidatos por vaga. Em seguida vem Ribeirão Preto, com 129,1, e Bauru, com 78,4 candidatos por vaga.

Veja a concorrência completa

A Fuvest vai divulgar o resultado no dia 19 de março e as matrículas serão recebidas até o dia 23 seguinte. 

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.