Fuvest 2022: professores apontam o que deve cair na 1ª fase do Vestibular

Seleção será realizada no domingo, 12 de dezembro, e terá 90 questões de Conhecimentos Gerais.
Em 10/12/2021 04h00 , atualizado em 10/12/2021 10h08 Por Lorraine Vilela Campos

Campus da USP, em São Paulo
Campus da USP, em São Paulo
Crédito da Imagem: Divulgação USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um dos processos seletivos mais concorridos do país, a Fuvest inicia no domingo, 12 de dezembro, o Vestibular 2022. Com provas compostas por 90 questões de Conhecimentos Gerais, os professores fazem suas apostas para os temas que podem cair em cada disciplina. 

Veja a análise das obras literárias da Fuvest

A análise dos temas esperados para as provas que serão aplicadas das 13h às 18h foi feita pelo Oficina do Estudante. Confira!

Confira as provas anteriores da Fuvest

1) Português e Literatura

De acordo com o professor Milton Costa, as obras literárias ocupam maior parte da prova de Português da primeira fase da Fuvest. Na edição passada, seis dos nove livros foram cobrados na avaliação. 

" A dica incontornável é tentar ler o máximo de obras que ainda puder, sobretudo por dois motivos: o tempo economizado na avaliação e a alta chance de acertar esses exercícios. Quem lê os textos indicados e participa de suas respectivas análises, não perde tempo com as questões acerca deles." 

O restante da prova costuma focar em coesão (pontuação, funções do “que”, circunstâncias das locuções adverbiais, termos anafóricos e catafóricos) e apreensão de sentido (reconhecimento de paráfrases de textos do enunciado). No entanto, é possível encontrar uma ou outra questão que trate de figuras de linguagem, funções da linguagem, formação das palavras e análise do discurso humorístico (charges e quadrinhos, por exemplo).

2) Matemática

Segundo Rodrigo do Carmo, a prova de Matemática da Fuvest é clássica e cobra assuntos do ensino básico:

"Dica para o momento da prova: não ficar muito tempo nas questões mais exigentes. Fazer as questões mais acessíveis e depois em um segundo momento fazer as questões mais difíceis".

A expectativa é de uma prova com pouca ou nenhuma contextualização das questões, cobrando mais técnica, mais Matemática em si.

3) História

Segundo Rodrigo Miranda, existe um equilíbrio entre História Geral e das Américas (incluindo o Brasil), com uma ou outra questão mais temática que varia entre história da Arte, patrimônio histórico ou historiografia. Mesmo passando por diferentes períodos históricos, a Fuvest dá preferência por assuntos mais contemporâneos. 

Entre os temas, Rodrigo aconselha ficar atento aos eventos relacionados à segunda metade do século XIX (revoluções e Imperialismo) e século XX (Entre-Guerras, República Oligárquica e Ditadura Militar, bem como Guerra Fria.

"Um tópico que costuma ser recorrente na primeira fase da Fuvest é o período colonial brasileiro, com destaque para as relações sociais e de trabalho."

Em relação ao formato, a prova da Fuvest é mais clara e direta, diferente dos longos textos do Enem, por exemplo. Não se trata de um exame com pegadinhas, não há tanto subsídio para a contextualização do aluno e exige mais conhecimento sobre os temas apresentados. 

4) Geografia

Para Dario Francisco Feltrin, a Fuvest aborda a Geografia de forma clássica, com conteúdos trabalhados no dia a dia da sala de aula e não costuma trazer novidades. São comuns temas como Cartografia, Geologia, Climatologia, Urbanização e Meio Ambiente. 

O professor dá como dicas de estudos os seguintes assuntos:

  • O processo de Desindustrialização no Brasil

  • O avanço do Agronegócio e o desmatamento 

  • Histórico das Conferências Ambientais pelo mundo

5) Física

Segundo o professor Rodrigo Araújo, a prova de Física da Fuvest é a mais exigente dos vestibulares paulistas. Abrangente e complexa, a avaliação cobra muito conteúdo e traz pouca contextualização. 

"Duas dicas que podem ajudar os candidatos são a transcrição de todas as grandezas fornecidas pelo enunciado e a análise cuidadosa das unidades de medida (principalmente na análise de gráficos)."

Os assuntos recorrentes na prova de Física da Fuvest são dinâmica, energia mecânica, trabalho e potência

6) Química

A professora Tathiana Guizellini pontua que prova de Química da Fuvest exige do candidato a capacidade de observar fenômenos e interpretar informações como tabelas, gráficos e esquemas para a solução de problemas.

Os enunciados da Fuvest são claros, muitas vezes usam resultados experimentais, de rotina de laboratório. Os assuntos recorrentes são equilíbrios químicos, tanto na parte qualitativa quanto com cálculos, principalmente envolvendo pH; reações de oxirredução e suas aplicações (pilha e eletrólise); cálculo estequiométrico e reações orgânicas, que muitas vezes vêm acompanhadas de um modelo que deve ser interpretado e reproduzido em sequência com outra molécula.

7) Biologia

De acordo com o professor Fábio Vilar, a prova de Biologia da Fuvest é bem abrangente e pode cobrir quase todas as temáticas vistas no ensino médio. As últimas edições tiveram maior destaque de ecologia, genética e citologia

O nível de dificuldade das questões da Biologia é bem distribuído, com duas ou três perguntas mais difíceis. É uma prova clara e o estudante que se preparou só tem que ler com atenção para se sair bem.

8) Inglês

Para o professor Márcio Pantoja Guapindai, a Fuvest trabalha bastante a prova de inglês em cima de assuntos sobre ciência e saúde. "Nesse tipo de texto, é importante lembrar de sua estrutura básica: ideia central no primeiro parágrafo, descrição de um experimento ou uma explicação científica e a conclusão", ressalta. 

Outro gênero textual são as hard news, principalmente de política. É importante prestar atenção ao lead (primeiro parágrafo) no qual estão as respostas para as perguntas quem?; quando?; onde?; o que?; e por que?. 

Onde serão as provas da Fuvest?

As provas serão aplicadas na região metropolitana de São Paulo: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra. 

Veja o manual de biossegurança para as provas

Haverá também a primeira fase nas seguintes cidades do interior e litoral: Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Concorrência e Vagas

Os cursos mais disputados do Vestibular 2022 são: Medicina (São Paulo) - 124,8 candidatos por vaga

  • Medicina (Ribeirão Preto) - 100,8 candidatos por vaga

  • Medicina (Bauru) - 96,1 candidatos por vaga

  • Psicologia (São Paulo) - 62,2 candidatos por vaga

  • Relações Internacionais (São Paulo) - 47,2 candidatos por vaga

  • Ciências Biomédicas (São Paulo) - 45,0 candidatos por vaga

  • Curso Superior do Audiovisual (São Paulo) - 43,3 candidatos por vaga

  • Psicologia (Ribeirão Preto) - 39,2 candidatos por vaga

  • Design (São Paulo) - 34,7 candidatos por vaga

  • Medicina Veterinária (São Paulo) - 33,9 candidatos por vaga

O Vestibular preencherá 8.211 vagas da USP, sendo 4.954 oportunidades na Ampla Concorrência, 2.169 egressos de escolas públicas (modalidade EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas – (EP/PPI).

Segunda Etapa 

O resultado da primeira fase será divulgado em 20 de dezembro, mesma data em que serão informados os locais de prova da segunda etapa. 

A segunda fase da Fuvest será 16 e 17 de janeiro de 2022. O primeiro dia terá questões discursivas de Português e uma prova de Redação, já o segundo será composto por perguntas discursivas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos. 

Os cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas terão provas de habilidades específicas em janeiro de 2022 como etapa do Vestibular 2022. 

Resultados

A Fuvest divulgará o resultado do Vestibular 2022 em 11 de fevereiro. Outras chamadas regulares são esperadas para 25 de fevereiro e 7 de março.

A manifestação de interesse pela lista de espera ficará aberta em 15 e 16 de março de 2022, já as chamadas decorrentes das declarações de interesse serão nos dias 25 de março, 4 e 11 de abril.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Fuvest.


Relacionados

Campus da USP, em São Paulo
Atualizada, 1ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest aborda vacina, cloroquina e ditadura
A 1ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest abordou temas como vacina, cloroquina e ditadura. Gabaritos estão disponíveis para consulta.
Notícias
Campus da USP, em São Paulo
Cursinho promove aulão on-line e gratuito para o Vestibular 2022 da Fuvest
Nesta quinta-feira, 9 de dezembro, o Poliedro Curso realizará um aulão gratuito e on-line voltado para a 1ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest.
Notícias
Campus da USP, em São Paulo
Fuvest anula questão da 1ª fase do Vestibular 2022
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) informou na tarde de hoje, 16 de dezembro, que mudou o gabarito das provas da primeira fase do Vestibular 2022
Notícias
Campus da USP, em São Paulo
Fuvest anuncia lista de obras literárias para vestibulares até 2026
A Fuvest anunciou a lista de obras literárias para vestibulares até 2026. Livros escolhidos para 2023 serão os mesmos utilizados na seleção de 2022
Notícias
Campus da USP, em São Paulo
Fuvest divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
A Fuvest divulgou hoje, 2 de dezembro, os locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022. Seleção será realizada em 12 de dezembro, das 14h às 18h.
Notícias
Campus da USP, em São Paulo
Fuvest libera concorrência do Vestibular 2022
A Fuvest divulgou na tarde de hoje, 13 de outubro, a concorrência do Vestibular 2022 para a Universidade de São Paulo (USP).
Notícias
Campus da USP, em São Paulo
Vestibular 2022 da Fuvest registra menor número de inscritos em mais de 20 anos
A Fuvest registrou no Vestibular 2022 o menor número de inscritos em mais de 20 anos. Edição de 2022 tirou a marca que até então era da seleção de 1997.
Notícias