Geologia

Por Tiago Dantas

O profissional formado em geologia investiga as alterações provocadas no planeta ao longo dos anos, erosões, glaciações, etc.
O profissional formado em geologia investiga as alterações provocadas no planeta ao longo dos anos, erosões, glaciações, etc.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A geologia contribui para o homem por ser a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Assim, todas as questões relacionadas ao nosso planeta estão ligadas à geologia. Com o aquecimento global e as agressões ao meio-ambiente, a ciência ganhou outra importante função: contribuir para a preservação do planeta.

O profissional formado em geologia investiga as alterações provocadas no planeta ao longo dos anos, erosões, glaciações, etc. Ele também é encarregado de analisar e classificar minerais fósseis encontrados na crosta terrestre, rochas e minerais. Outra função é analisar e controlar o trabalho de petrolíferas e usinas no sentido de causar o menor impacto ambiental possível.

O mercado para a geologia só tem a melhorar. Devido à questão da preocupação mundial com o planeta, o profissional é altamente requerido em muitas empresas, como Petrobrás e Vale do Rio Doce, onde existe uma grande preocupação em não agredir ao meio-ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As oportunidades são tantas que em alguns casos, faltam profissionais qualificados. A média salarial no Brasil é de R$ 6,7 mil.

O curso tem a duração média de cinco anos. No início são estudadas matérias básicas, como Física, Biologia e Química. A partir do segundo ano começam as disciplinas específicas, como Geoquímica, Geofísica, Mineralogia, etc.

Instituições de ensino

Região Sudeste
Minas Gerais:
UFMG; UFOP
Espírito Santo: UFES
Rio de Janeiro:  UFRJ; UFRRJ; UERJ
São Paulo: USP; Unesp; Unicamp

Região Sul
Paraná:
UFPR
Rio Grande do Sul: UFRGS; Unipampa; UniSinos; UFPel
Santa Catarina: UFSC

Região Centro-Oeste
Distrito Federal:
UnB
Mato Grosso: UFMT

Região Nordeste
Bahia:
UFBA
Ceará: UFC
Pernambuco: UFPE
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS

Região Norte
Amazonas:
UFAM
Pará: UFPA
Roraima: UFRR