Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2013/1 do Cederj

Candidatos que fizeram o Enem 2011 podem concorrer sem precisar fazer as provas.
Em 19/10/2012 15h35 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após adiar o início das inscrições para se adequar a Lei das Cotas, o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) abriu na tarde desta sexta-feira, 19 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2013/1. Os interessados podem se inscrever até 4 de novembro e a taxa de R$ 45 pode ser paga até o dia 5 do mesmo mês.

Faça aqui sua inscrição

No período de 10 a 15 de setembro, o Cederj recebeu pedidos de isenção de taxa e inscrição no sistema de cotas do vestibular. A lista com todos os contemplados com a isenção e participação no sistema de cotas será divulgada em 25 de outubro.

O atual processo seletivo do Cederj oferece 6.305 vagas divididas entre os seguintes cursos a distância: licenciaturas em Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo; bacharelado em Administração e Administração Pública; e tecnologias em Computação e Gestão em Turismo.

Os professores da rede pública têm direito a 20% das vagas dos cursos de licenciatura das universidades federais Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), 10% das vagas dos cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e 20% das vagas dos cursos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), após a aplicação do sistema de cotas.

Há vagas reservadas também para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas e que realizaram a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estes candidatos não precisarão fazer as provas e ficarão sabendo no dia 26 de novembro se foram aprovados. Quem não for selecionado poderá fazer as provas tradicionais do Cederj.

Seleção

As provas tradicionais do Cederj serão realizadas no dia 1º de dezembro, um sábado, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. O conteúdo é uma redação questões de múltipla escolha sobre português e literatura, língua estrangeira, (espanhol ou inglês), biologia, física, matemática, química, geografia e história e por cinco questões discursivas específicas ao curso escolhido.

Entre 26 e 30 de novembro, os candidatos deverão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), documento que informa os locais de prova. As notas das provas objetivas serão divulgadas no dia 14 de dezembro, das provas discursivas e redação no dia 21 seguinte e o resultado final do Vestibular 2013/1 está agendado para 9 de janeiro.

Haverá, ainda, duas reclassificações no final de janeiro e uma convocação para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes. Mais informações no Edital do Vestibular 2013/1, pelo e-mail vestibular@cederj.rj.gov.br ou telefones (21) 2334-1728, (22) 3861-4844 e (24) 2431-6234.

Por Adriano Lesme