O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu nesta segunda-feira, 7 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2014/1 dos cursos superiores. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de novembro, pagando taxa de R$ 50.
No último dia 3, o IFRS divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. O benefício foi concedido para membros de família de baixa renda inscritos no CadÚnico e para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na particular e comprovaram renda familiar mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa.
O Vestibular 2014/1 do IFRS oferece 609 vagas em 19 cursos superiores nos campi de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande e Sertão. Metade das vagas é reservada para beneficiados pela Lei de Cotas, ou seja, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.
Outras 610 vagas nos mesmos cursos serão oferecidas em janeiro de 2014, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para concorrê-las é preciso fazer as provas da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 26 e 27 de outubro.
As provas do Vestibular 2014/1 serão aplicadas no dia 1º de dezembro, das 14h às 18h30, nos locais que serão informados a partir de 25 de novembro. O caderno de provas terá 45 questões objetivas sobre as disciplinas do ensino médio e uma proposta de redação.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 19 de dezembro, juntamente com o cronograma de matrícula dos aprovados. Mais informações no Edital e Manual do Candidato ou pelo telefone (54) 3449-3300.
Por Adriano Lesme