Dia do Administrador: profissional conta como é perfil, mercado de trabalho e desafios

Com 20 anos de graduação em Administração de Empresas, profissional também dá dicas a estudantes que querem fazer vestibular para o curso
Em 09/09/2024 17h08 , atualizado em 09/09/2024 18h10 Por Silvia Tancredi

salomão augusto administrador
Administrador é uma das profissões mais clássicas que existem/ Crédito da imagem: arquivo pessoal [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 9 de setembro, é comemorado o Dia do Administrador.  A data homenageia os profissionais e faz referência à Lei nº 4.769, que regulamentou a profissão em 1965, no Brasil. 

O curso de Administração, considerado um dos mais clássicos, é oferecido na maioria das universidades públicas e particulares do país. Administração de Empresas é a carreira mais tradicional, mas os estudantes também podem cursar a graduação de Administração Pública.

O mercado de trabalho para o administrador é muito amplo, uma vez que toda empresa precisa de, pelo menos, um profissional da área.

O que faz um administrador?

O administrador gerencia não só organizações como também pessoas, objetivos e resultados. Para isso, é importante que o profissional seja organizado, detalhista, responsável, sério e dinâmico.

Saber se posicionar, ser estratégico e exercer papel de liderança também são características bem-vindas para ser um administrador de sucesso.

Entre as principais funções do administrador, destacam-se:

  • Planeja estratégias

  • Acompanha o desempenho das atividades

  • Gerencia os recursos humanos, materiais e financeiros

  • Desenvolve estratégias de mercado em nível de concorrência

Administrador precisa ser estratégico e organizado [2]

Profissão administrador na prática

Salomão Augusto formou-se há 20 anos no curso de Administração de Empresas, em Goiânia (GO). O profissional conta que escolheu essa carreira pois, na época em que estava prestando vestibular, seus pais eram empresários e ele necessitava aprimorar os seus conhecimentos dentro da empresa.

"O administrador precisa ter ciência da responsabilidade da profissão. Ele deve ser o provedor e potencializador das suas funções e trabalhar com a otimização dos recursos, fazendo com que a área que ele está operando seja a mais produtiva possível"

De acordo com o profissional, o mercado de trabalho para o administrador é, na verdade, um leque de oportunidades, uma vez que os graduados no curso podem atuar nos três níveis dentro das organizações: na parte operacional, tático e estratégica.

O administrador Salomão Augusto salienta que, como o mercado é extremamente competitivo, em épocas de grandes dificuldades financeiras, o profissional formado em Administração tem ainda a competência de saber trabalhar as turbulências dentro da  empresa, otimizando tempo e recursos. Por isso, na opinião do profissional, quanto mais crises econômicas existem, há mais emprego para o adminstrador.

E quais são os principais desafios dos administradores?

"O administrador tem que estar sempre equilibrando as forças dentro da empresa analisando os pontos fortes X pontos fracos e as ameaças X oportunidades,  sempre procurando associar os produtos X pessoas com excelência na qualidade"

Para os estudantes que querem prestar vestibular ou fazer o Enem 2024 para ingressar no curso de Administração, Salomão recomenda que eles usem a ciência da administração em sua vida. "Com ela, vocês aprendem a administrar o tempo e selecionar bem as oportunidades que iram aparecer em sua vida", aconselha.

O profissional indica ainda que os alunos com interesse em cursar Administração façam uma vista ao Conselho Regional de Administração (CRA) para conhecer mais sobre a carreira e o dia a dia da profissão.

Salomão Augusto tem 20 anos de experiência na área de Administração [3]

Como é o curso de Administração?

O curso de Administração de Empresas costuma ser ministrado em quatro ou cinco anos, conforme a universidade. Nela, o estudante aprende a ter uma visão global e ética dos negócios e de como eles devem ser organizados para gerar resultados.

Nos primeiros anos do curso, os alunos veem disciplinas imprescindíveis para a  base da Administração, tais como contabilidade, econonomia, lógica da argumentação, estatística, raciocínio lógico e matemática financeira. 

A partir do meio do curso, o futuro administrador têm aulas mais específicas e práticas, como logística empresarial, empreendedorismo, competências gerenciais, administração em marketing, planejamento estratégico e gestão de negócios.

No último ano de Administração de Empresas, os estudantes fazem projeto de monografia e passam por estágio supervisionado. Entre as universidades que oferecem os melhores cursos de Administração no Brasil, destacam-se a FGV, Insper, USP, PUC-Rio, entre outras.

Leia também - Dia do administrador público: conheça o curso de Administração Pública

Crédito das imagens:

[1] e [3] Arquivo pessoal

[2] Shutterstock