Confira as respostas para as dúvidas sobre Enem e ProUni

Em 14/05/2008 16h49 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Você perguntou, a equipe Vestibular respondeu. Confira agora a resposta para as dúvidas que os visitantes enviaram pelo site ou por email.

Paulinho campos
Bom, gostaria de saber se quando se faz a escrição do enem precisa fazer inscrição do proUni????


Enem e ProUni são coisas diferentes. Apesar de a inscrição no ProUni depender da nota obtida no último Enem, as inscrições são feitas em separado, portanto duas inscrições devem ser feitas: uma para o Enem e outra para o ProUni. Esta medida foi tomada para não inscrever automática e desnecessariamente quem não quisesse participar do ProUni.

Gabriela Gandra
Somente bolsistas integrais podem participar do ProUni? É porque eu tenho 85% em um colégio particular de São Paulo e gostaria de participar do ProUni.


Neste caso, apenas bolsistas INTEGRAIS de escolas particulares podem participar do ProUni.

Letícia de Souza
Estudo em escola particular,mas tenho bolsa integral,a minha prova do enem valerá para o ProUni?!


A nota que você obtiver no Enem 2008 é o passaporte para conseguir uma bolsa do ProUni. Sem fazer o Enem, o interessado não poderá se inscrever no ProUni. São condições obrigatórias para participar do ProUni:

♦Obter nota mínima de 45 pontos no Enem (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais);
♦Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e

•tenha cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
•tenha cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
•tenha cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
•candidato com deficiência, ou
•ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia (neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada).

Rainer
Quais benefícios o desempenho no Enem pode oferecer ao vestibulando?


Além do benefício para a conquista da bolsa oferecida pelo ProUni, várias universidades utilizam a nota obtida no Enem no lugar do vestibular. Outras ainda aproveitam esta nota como parte da avaliação do vestibular. E, como se não bastasse, empresas estão empregando o resultado do Enem como critério para selecionar seus funcionários, principalmente os estagiários.

euladia da silva lima
eu gostaria de saber se é obrigatorio fazer a prova do enem pra ter direito de se escrever no prouni;e quem terminou o ensino médio em 2005 na escola publica pode se escrever no prouni?


Sim para as duas perguntas. Qualquer pessoa pode fazer o Enem, inclusive quem ainda não terminou o ensino médio ou já o fez há um bom tempo. O Enem não é válido só para quem estudou em escola pública, mas sim para todos os estudantes que estão passando ou já passaram pelo ensino médio.

Anne
Bom, eu vou prestar vestibular na faculdade federal da bahia pra MEDICINA o ENEM irá contribuir com algo? Obrigada.


A UFBA não tem nenhum programa de avaliação que inclua a nota do Enem na nota do vestibular.

rayssa
Sou de bauru/sp e estou me mudando para mg posso me inscrever e pagar aqui na minha cidade o boleto do enem e apenas fazer a prova lá? Como sei que posso me inscrever no prouni? Obrigada!

Ao fazer sua inscrição existe uma opção no formulário que pergunta em que estado e município você gostaria de realizar sua prova. Então, marque a alternativa que seja melhor para você.

Victor Hugo
É eu gostaria de saber se tem como eu me inscrever no ProUni,pq eu estudo em Colégio SESI de Campinas Goiânia-GO, esse colégio é conveniado com o Estado e não sei se posso fazer inscrição no ProUni pq no ENEM tem como eu fiquei sabendo.


Colégios conveniados não se enquadram na categoria “público”, portanto, você não poderá participar do ProUni.



Perguntas enviadas por email


Eu gostaria de saber sobre o aluno que estudou até 2º ano do segundo grau em escola pública e finalizou o ensino médio atrevés do antigo supletivo ( particular ), pode fazer a inscrição no pro-uni?

Não. Se você cursou algum período do ensino médio em escola particular, então este deveria ser com bolsa integral.

Terminei meu 2° grau fazem 6 anos, sou pobre e gostaria de fazer o ENEM , sendo que não tenho condições de pagar taxa de inscrição é possivel fazer a imscrição com isenção de taxa, pois tenho como comprovar q não posso pagar.

Quem já terminou o ensino médio e não pode pagar a taxa de inscrição deve solicitar a isenção em agência dos correios autorizada.

Para quem ainda tem dúvidas, clique aqui. Para ir direto ao link de inscrições do Enem, que vai até o dia 30 de maio, clique aqui.

Por Marla Rodrigues