A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu nesta quarta-feira, 24 de novembro, as inscrições do Vestibular 2022. Os interessados podem se inscrever até 10 de dezembro e a taxa é de R$ 145.
Estudantes que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em colégios particulares, com renda de até um salário mínimo e meio, puderam solicitar a isenção da taxa. O resultado preliminar foi divulgado em 22 de novembro, já a versão final (após os recursos) sairá amanhã (25).
O Vestibular 2022 marca a retomada das provas presenciais da UFRGS. A seleção está prevista para 12 e 13 de fevereiro.
O primeiro dia contará com História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação, já o segundo terá Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Cada prova será composta por 15 questões.
Caso haja piora na situação da pandemia, as provas serão suspensas e a seleção será feita com base nas notas dos Vestibulares da UFRGS de 2017 a 2020 ou pelo aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos de 2017 a 2021.
As obras literárias já haviam sido anunciadas em 4 de novembro. Os títulos cobrados no Vestibular 2022 serão:
Os candidatos ao curso de Música terão as provas de habilidades específicas de forma remota. Os arquivos de vídeos e links deverão ser postados/enviados de 20 de dezembro a 6 de janeiro.
O resultado das provas de habilidades específicas de Música sairá em 17 de janeiro de 2022.
O listão de aprovados no Vestibular 2022 será publicado em 25 de fevereiro de 2022.
A UFRGS preencherá 3.980 vagas em 89 cursos de graduação, sendo a metade das oportunidades para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo reserva para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda).
As vagas do Vestibular 2022 representam 70% da oferta da UFRGS, sendo o restante oferecido pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Mais informações no edital e pelo site da UFRGS.