Com novo formato, Unicamp abre inscrições do Vestibular 2020

Candidatos podem se inscrever até o dia 6 de setembro. Seleção preencherá 2.570 vagas.
Em 01/08/2019 09h34 , atualizado em 06/09/2019 07h27 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições do Vestibular 2020 nesta quinta-feira, 1º de agosto. Os candidatos podem se inscrever até 6 de setembro e a taxa é de R$ 170.

Faça sua inscrição no Vestibular da Unicamp

Os vestibulandos podem escolher até duas opções de cursos, desde que sejam da mesma área de conhecimento (Humanas/Artes, Biológicas/Saúde, Exatas/Tecnológicas). Graduações que exigem provas de habilidades específicas terão que ser marcadas como primeira opção de concorrência. 

Os candidatos ao curso de Música precisam ficar atentos aos procedimentos posteriores ao momento da inscrição, já que será necessário enviar material audiovisual de 9 a 16 de setembro, etapa que constituirá a primeira fase da prova de habilidades específicas do Vestibular. 

Isenção da taxa

Candidatos que tiveram isenção da taxa não terão que gerar o boleto ao fim da inscrição no Vestibular. A gratuidade foi concedida para três modalidades: estudantes com renda de até 1,5 salário-mínimo por pessoa; funcionários da Unicamp e candidatos aos cursos de licenciatura noturnos.

A Unicamp deixou de restringir a isenção somente aos moradores do estado de São Paulo. Com a abrangência nacional, as solicitações de gratuidade cresceram. 

Vagas

O Vestibular 2020 será responsável pelo preenchimento de 2.570 vagas da Unicamp, nos cursos oferecidos em Campinas, Limeira, Paulínia e Piracicaba.

No caso do vestibular tradicional, 15% das vagas de cada curso são reservadas para candidatos autodeclarados pretos e pardos. As cotas podem chegar a 27,2% das vagas, se houver candidatos de primeira opção que atendam aos critérios de nota mínima de opção do respectivo curso, conforme Tabela.

Outras 639 oportunidades serão oferecidas pela seleção Enem-Unicamp, além de 31 pelo Vestibular Indígena (e 65 adicionais) e 100 para o edital Vagas Olímpicas (com 14 adicionais). 

  • Oferta Total da Unicamp para 2020 = 3.340 vagas
  • Vestibular Tradicional = 2.570 vagas
  • Enem-Unicamp = 639 vagas
  • Vestibular Indígena = 31 regulares e 65 adicionais 
  • Vagas Olímpicas = 100 regulares e 14 adicionais

PAAIS

A Unicamp oferece bonificação na primeira fase para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).

- 40 pontos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública;

- 20 pontos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;

- 60 pontos para os candidatos que cursaram ambos os ciclos em escola pública.

Mudanças no Vestibular 

Este Vestibular da Unicamp marca a mudança de formato do ingresso na universidade. Anunciado no primeiro semestre, o novo modelo teve a redução de um dia de provas da segunda fase e foco nas áreas de conhecimentos ligadas aos cursos, exigindo mais o conhecimento específico dos candidatos conforme a carreira escolhida. 

Como era a segunda fase
1º dia: questões de Língua Portuguesa e Literatura e uma redação
2º dia: questões de Matemática, Geografia e História
3º dia: questões de Física, Ciências Biológicas e Química

Como ficará a segunda fase
1º dia: questões discursivas de Português e Redação 
2º dia: questões interdisciplinares, Matemática e áreas específicas aos cursos

Etapas do Vestibular

A Comvest/Unicamp informará os locais de prova da primeira fase do Vestibular em 25 de outubro. Os inscritos participarão das provas em 17 de novembro, a partir das 13h, avaliação que contará com 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. 

Os aprovados na primeira fase serão conhecidos em 9 de dezembro, mesmo dia em que serão divulgados os locais de prova da segunda etapa do Vestibular e as notas de corte. Entre os convocados para a segunda fase, pelo menos 15% serão negros ou pardos.

A segunda fase do Vestibular 2020 da Unicamp será realizado nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. O primeiro dia contará com redação e perguntas de Língua Portuguesa e Literaturas, enquanto o segundo terá provas de Matemática, interdisciplinar de Ciências Humanas e interdisciplinar de Ciências da Natureza, comuns a todos os cursos, além das específicas para as graduações escolhidas. 

Habilidades Específicas

O curso de Música é o único que tem provas de habilidades específicas antes das duas fases gerais do Vestibular. Seus testes serão realizados em 13 e 14 de outubro. 

Artes Cênicas e Artes Visuais terão provas de habilidades específicas de 20 a 22 de janeiro. Tal etapa será aplicada para os candidatos de Dança de 20 a 23/01. Já Arquitetura e Urbanismo passará pelos testes específicos no dia 24 de janeiro. 

Resultado 

A Unicamp divulgará o resultado do Vestibular 2020 em 10 de fevereiro. Os aprovados terão suas matrículas virtuais no dia 11 seguinte, das 9h às 17h. A universidade realizará outras chamadas do Vestibular 2020 nos dias 13, 18 e 21 de fevereiro; 4, 10, 16, 20, 27 e 31 de março.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular