Cederj divulga resultado de cotas e isenção do Vestibular 2019/1

Contemplados terão que se inscrever na seleção até o dia 31 de outubro.
Em 17/10/2018 15h17 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: cederj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) publicou nesta quarta-feira, 17 de outubro, o resultado da pré-inscrição nas Cotas e Ações Afirmativas e dos pedidos de isenção do Vestibular 2019/1.

Confira o resultado

Os candidatos com as solicitações de isenção concedidas, assim como os aprovados para as ações afirmativas e cotas, terão que se inscrever no Vestibular até o dia 31 de outubro.

O Vestibular do Cederj preencherá 7.684 vagas em 16 cursos de graduação a distância, sendo 30% para os candidatos que participarem com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Isenção

A isenção foi destinada aos candidatos com renda familiar mensal de até R$ 1.429 por pessoa. Pedir a gratuidade da taxa foi passo obrigatório para quem se inscreveu no Sistema de Cotas.

Sistema de Cotas

Modalidade regida pela Lei Estadual nº 5.346/2008, o Sistema de Cotas contemplou os seguintes candidatos:

  1. Candidatos de escolas públicas
  2. Negros e indígenas
  3. Pessoa com deficiência (PcD)
  4. Filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.

Estão inclusas no Sistema de Cotas as vagas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Contábeis, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual no Norte Fluminense (UENF).

Ações Afirmativas

As Ações Afirmativas foram exclusivas para quem fez o Enem 2017 (exceto para a UFRJ) e estudou todo o ensino médio em escola pública. As oportunidades se dividiram em:

  1. Negros, pardos ou indígenas
  2. Pessoa com Deficiência (PcD)
  3. Renda de até 1,5 salário mínimo

Esta categoria inclui todos os cursos e instituições conveniadas ao Vestibular do Cederj (Cefet e na UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF).

Pré-Vestibular Social

Os candidatos do Pré-Vestibular Social do Cederj (PVS) puderam se inscrever para cotas do Vestibular. Quem não quis se candidatar nesta reserva de vagas teve isenção automática da taxa.

Professores da Rede Pública

Os professores da Rede Pública têm direito a um percentual de vagas exclusivo. Para isso, tiveram que apresentar contracheques para comprovar o exercício da profissão atualmente.

Mais informações no Edital.