Topo
pesquisar
Em 17/09/2019 08h12, atualizado em 17/09/2019 08h13

Cederj abre inscrições do Vestibular 2020/1

Notícias

Os candidatos podem se inscrever até o dia 24 de outubro. Oferta é de 7.674 vagas gratuitas. Por Lorraine Vilela Campos
UENF é uma das universidades que estão no Vestibular do Cederj - Crédito da Foto: Paulo Damasceno/UENF
UENF é uma das universidades que estão no Vestibular do Cederj - Crédito da Foto: Paulo Damasceno/UENF
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/1 da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj). Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de outubro e a taxa é de R$ 88.

Faça sua inscrição

Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa devem esperar até 9 de outubro para saber se foram beneficiados com a gratuidade. Se estiverem isentos, a inscrição deve ser realizada de forma gratuita, enquanto os demais solicitantes que não tiverem os pedidos aceitos deverão gerar o boleto ao fim do cadastro no Vestibular. 

Os pedidos de isenção, a pré-inscrição nas cotas e nas ações afirmativas e o requerimento da reserva de vagas para professores da rede pública foram encerrados em 13 de setembro. Os resultados de todas as solicitações e pré-inscrições serão publicados em 9 de outubro. O detalhamento de cada categoria pode ser visto nesta notícia do Brasil Escola

Enem

Os candidatos que desejam utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 terão que informar o número de inscrição do exame durante o cadastro do Vestibular do Cederj. 

Somente a UFRJ isenta do pagamento os inscritos pelo Enem, as demais instituições exigem que a taxa seja paga até 25 de outubro para que a inscrição seja confirmada. 

O resultado da seleção do Cederj pelo Enem 2018 será divulgado em 6 de novembro. Os candidatos que não forem aprovados poderão participar das provas do Cederj como nova oportunidade. Neste caso, somente os vestibulandos da UFRJ terão que pagar a taxa para participar das provas, sendo o prazo para pagamento até 7 de novembro, ficando os demais dispensados do recolhimento do valor (já que a taxa foi paga anteriormente). 

Provas

O Cederj divulgará o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) em 18 de novembro. O documento com os locais de prova ficaram disponíveis para consulta e impressão até o dia 22 seguinte. 

O Vestibular 2020/1 será aplicado pelo Cederj em 24 de novembro, a partir das 9h. As provas serão compostas por uma redação 60 questões objetivas distribuídas por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História. Algumas destas perguntas serão reservadas aos conteúdos específicos aos cursos escolhidos:

• Curso de Administração - História e Matemática;
• Curso de Administração Pública - História e Matemática;
• Curso de Ciências Contábeis - História e Matemática;
• Curso de Engenharia de Produção - Matemática e Física;
• Curso de Engenharia Meteorológica - Matemática e Física;
• Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Biologia e Química;
• Curso de Licenciatura em Física - Matemática e Física;
• Curso de Licenciatura em Geografia - Língua Portuguesa/Literatura Brasileira e Geografia;
• Curso de Licenciatura em História - Geografia e História;
• Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa/Literatura Brasileira;
• Curso de Licenciatura em Matemática – Matemática;
• Curso de Licenciatura em Pedagogia - Língua Portuguesa/Literatura Brasileira;
• Curso de Licenciatura em Química – Química;
• Curso de Licenciatura em Turismo - Geografia e História;
• Curso de Tecnologia em Segurança Pública - Língua Portuguesa/Literatura Brasileira e História;
• Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação - Matemática e Física;
• Curso de Tecnologia em Turismo - Geografia e História.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Notas e Resultados

O Cederj divulgará as notas da prova objetiva em 4 de dezembro. Já a pontuação da redação será liberada no dia 12 seguinte, sendo o período de revisão até 13 próximo. 

O resultado final do Vestibular 2020/1 será publicado em 9 de janeiro de 2020. Os aprovados serão matriculados nos dias 14 e 15 seguintes. Outras reclassificações serão realizadas em 16, 21 e 23 de janeiro. 

Vagas

O Vestibular 2020/1 do Cederj preencherá 7.674 vagas gratuitas em cursos superiores do Cefet-RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj, Uenf e UniRio. Esta edição tem como novidade a oferta do curso de Engenharia Meteorológica e um novo polo do consórcio - Mesquita, na Baixada Fluminense.

Parte das vagas destina-se aos candidatos da Ações Afirmativas e Sistema de Cotas Estadual. Há, ainda, a reserva para professores da rede pública. 

Ações Afirmativas: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Gestão de Turismo no Cefet, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF.

Cotas: cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Metereológica, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química do Cefet, da UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF. UERJ e Uenf.

Professores da rede pública: 10% das vagas da UFRJ, 20% na UFF e 20% da Unirio.

Vagas pelo Enem

A divisão das vagas exclusivas para o ingresso via Enem muda de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo candidato:

  • UFRJ: 30% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
  • UFF, UniRio e Cefet/RJ: 12,5% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
  • UFRRJ (curso de Tecnologia em Segurança Pública exclusivo para profissionais da ativa em Segurança Pública): 30% para o Enem, sendo metade para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e metade para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos). 

Polos

Os polos do Cederj ficam em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Cederj.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola