Tecnologia em Design de Produto

Designers de produto precisam conhecer todo processo de desenvolvimento de um produto e podem trabalhar em diversos setores.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Já parou para pensar que o computador, celular ou tablet que você está usando neste momento foi pensando por alguém para que ele tivesse esse design? Até mesmo a cadeira que estamos sentados, o copo de água, a caneta, o caderno de anotações, as embalagens e praticamente todos os objetos do nosso dia a dia passaram por uma série de projetos até chegar a este modelo que utilizamos hoje.

Todos os tipos de produtos, até chegar ao estágio final de produção, são pensados antes por uma pessoa ou uma equipe responsável. O designer de produto é responsável por idealizar soluções para objetos do nosso cotidiano, de forma com que tenha um design agradável e funcional para o público que ele vai atender.  

As áreas são amplas, desde o setor alimentício, passando pelo tecnológico, doméstico, joalheiro e o que envolve objetos em geral, todas elas possuem um profissional especialista em Design de Produto.

O profissional desta área precisa estar totalmente inteirado sobre os impactos do produto que está desenvolvendo ou até mesmo melhorando, caso ele já exista. Por conta disso, o designer de produtos precisa ter conhecimentos sociais do ambiente de trabalho e da sua constante evolução para que o novo design do seu produto seja bem aceito pelo público ao qual ele será direcionado.

Perfil do Profissional

Quem deseja trabalhar nessa profissão precisa ter disposição para conhecer as necessidades do público, além de interesse por fatores sociais e econômicos que são importantes para a produção. O designer também precisa ter um pouco de talento para o desenho, ter uma boa percepção visual, criatividade e curiosidade por tendências que estão em mudanças diárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

O curso

O curso de Tecnologia em Design de Produto é uma graduação tecnológica que tem duração de 2 anos. A formação é oferecida em diversas instituições públicas e privadas, tanto na modalidade presencial quando na modalidade de educação a distância (EaD).

Durante os anos de formação, o estudante precisa compreender, além das técnicas de desenho, todo o processo que envolve a produção de um novo produto. Ele deve ser capaz de escolher corretamente os materiais que serão utilizados na fabricação do produto, tendo consciência total da sua composição e os impactos dele na sociedade e meio ambiente.

No curso, os profissionais aprendem a escolher os melhores materiais, compreendem o processo de fabricação, aspectos econômicos e comunicativos do produto, levando junto os fatores estéticos e técnicos, além de adquirirem conhecimentos em empreendedorismo e marketing relacionados à área.

Veja algumas opções de disciplinas na grade curricular:

  • Fundamentos de Marketing
  • História da Arte e do Design
  • Processo Criativo
  • Teoria e Fundamentos do Design
  • Metodologia de Projetos em Design
  • Ergonomia
  • Linguagem Visual
  • Desenho
  • Design Gráfico
  • Design de Embalagens
  • Formação Sociocultural e Ética
  • Modelagem Digital
  • Design de Mobiliário
  • Materiais e Processo de Produto
  • Modelos Maquetes e Protótipos
  • Gestão do Design e da Inovação

Conheça também o curso de Desenho Industrial

Mercado de Trabalho    

O ramo de atuação do designer de produtos é muito amplo e seu trabalho pode ser feito em diversas empresas para a melhora da identidade visual de produtos. Um designer pode trabalhar em empresas alimentícias, produção de móveis, criação de aparelhos tecnológicos, ferramentas, joias, embalagens de lojas e outras inúmeras opções que devem ser escolhidas de acordo com o perfil de cada profissional.

Áreas de atuação

Veja algumas das áreas que o profissional pode atuar:

Desenvolvimento de produtos: Quem tem essa função é responsável pela inovação e melhoria dos produtos da empresa para a qual está atuando, analisando a opinião do consumidor para atender as necessidades do mercado.

Prototipagem: Antes de um produto chegar ao seu design final ele precisa passar por testes. Por isso, são feitos os protótipos. Os profissionais que fazem os protótipos devem verificar se há problemas com o produto desenvolvido e, a partir daí, aprimorar seu desenvolvimento criando novos modelos até chegar ao resultado final. 

Designer de Embalagens: O profissional que desenvolve embalagens deve sempre pensar na forma que aquele revestimento vai proteger e armazenar o produto, ao mesmo tempo que agrade o consumidor e respeite a identidade da marca.

Gerência de Produtos: Geralmente, é a pessoa que, além de saber sobre o processo de produção dos produtos, precisa ter a habilidade de lidar com pessoas. O profissional é o responsável por organizar o desenvolvimento de um projeto e todo o processo que é feito até que o produto chegue ao cliente.

Designer de Produtos Digitais: É um profissional que atua no desenvolvimento de sistemas, aplicativos e outros produtos digitais. Ele precisa ter conhecimento sobre experiência do usuário, interface e interação entre homem e máquina.

Salário

A média salarial de um tecnólogo em design de produtos é de aproximadamente R$ 1,8 mil. O salário varia conforme a região e o porte da empresa.