Topo
pesquisar
Em 06/12/2007 05h45, atualizado em 04/07/2014 13h48

Fotografia

Guia de Profissões

Por Marla Rodrigues
Fotografar é eternizar o instante
Fotografar é eternizar o instante
PUBLICIDADE

É a captação de imagens com o uso de câmaras e a sua reprodução em papel ou meios digitais. O fotógrafo tem profundo conhecimento de máquinas, lentes, filmes, procedimentos de revelação, ampliação e tratamento de imagens. Ele utiliza técnicas de iluminação e enquadramento para captar imagens que transmitam a mensagem que ele quer passar.

Este profissional pode trabalhar na área jornalística, documentando fatos ou na área comercial, fotografando produtos e modelos para anúncios de outdoor ou publicações em revistas, jornais e sites. O setor de fotografias está avançando cada vez mais em sua tecnologia e o profissional precisa estar atento para todas as mudanças. Câmeras digitais, pen drives, memory cards, softwares de edição, CD’s e DVD’s são algumas das ferramentas tecnológicas do fotógrafo.

Mercado de trabalho

O mercado já tem muitos profissionais e as vagas são bem concorridas, mas isto não deve desanimar alguém que queira fazer este curso. Os mais qualificados são requisitados a toda hora e no mercado surgem vagas em várias áreas, sobretudo na publicitária. Jornais e revistas mantêm sua equipe de fotógrafos contratados, pois precisam deles o tempo todo. É possível trabalhar como fotógrafo social, registrando casamentos, festas e eventos ou ainda trabalhar como prestador de serviços para empresas jornalísticas, editoras de livros e agências de publicidade. Também pode atuar na edição e manipulação de imagens com ajuda de softwares de computadores. A época de eleições abastece o setor, dando oportunidades de realizar a cobertura fotográfica da campanha dos candidatos.

O fotógrafo pode:

- Trabalhar na área pericial;
- Registrar ambientes e edifícios para arquitetura de interiores;
- Instalar e administrar banco de dados de fotografias em museus e instituições;
- Organizar e promover exposições em museus e galerias;
- Fotografar produtos e modelos para publicidade;
- Fazer fotojornalismo e
- Desenvolver e aplicar técnicas de recuperação e conservação de imagens.

O curso

Algumas das disciplinas estudadas no curso são fotografia científica, cultural, digital, jornalística e publicitária; registro visual e sonoro, história da arte, imagética, técnicas fotográficas e fotojornalismo.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IESB
Goiás: Cambury

Região Nordeste
Bahia: UniJorge
Pernambuco: Unicap

Região Sudeste
Espírito Santo: UVV
Rio de Janeiro: Estácio
São Paulo: UNAERP; UNIP (Campinas, Santos, São Paulo); UNISANT'ANNA; UNIB; CEUNSP

Região Sul
Paraná: UTP
Rio Grande do Sul: UCS; UNISC; Ulbra
Santa Catarina: Univali; FACVEST

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola