Quer estudar em qual Irlanda?

Saiba qual a diferença entre as duas Irlandas e o que é preciso para estudar na ilha.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Apesar de estarem coladas territorialmente e pertencerem à mesma Ilha da Irlanda, se tratam de dois países distintos. A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, portanto sua moeda é a libra esterlina ou pounds como é comumente chamado; sua capital é Belfast. Já a República da Irlanda (mais conhecida por apenas Irlanda) é parte da Europa, e sua moeda oficial é o euro.

Portanto, quando se fala de Irlanda, trata-se da República da Irlanda, que possui uma área geográfica bem maior que a do Norte e ocupa cinco sextos da ilha. O inglês, irlandês e celta são as línguas nativas do país. A região metropolitana da capital Dublin é casa de quase dois milhões dos mais de quatro milhões de habitantes da Irlanda. A cidade possui uma cultura muito rica, com uma história de mais de dois milênios. É nela que se encontram três das principais universidades do país: Universidade de Dublin, Universidade Nacional da Irlanda e Universidade da Cidade de Dublin.

O país é muito procurado por estudantes brasileiros que estão interessados em aperfeiçoar o inglês. Opções de cursos e escolas não faltam para quem não tem o inglês como língua nativa. Não adie o seu sonho de ir estudar na Irlanda, a experiência de estudar no exterior vai bem além de aprimorar a língua inglesa, é também uma valiosa oportunidade de ver a vida sobre o ponto de vista de outras culturas.

Um dos motivos do país ser escolhido como destino de estudo é o processo para conseguir o visto de estudante, que costuma ser mais fácil comparado a alguns países como EUA e Inglaterra. São dois tipos diferentes de concessões para estrangeiros: os interessados em cursos de inglês e certificados e os interessados em cursos de graduação, pós ou doutorados (ou seja, os que resultam em um diploma). Se a sua intenção é estudar inglês, é concedido o tempo máximo de três anos de permanência no país, e para conseguir entrar na Irlanda você precisa:

-Comprovar ter disponível a quantia de três mil euros para se manter no país durante os primeiros meses de estadia;
-Previamente pagar o curso de interesse e ter um certificado de matrícula;
-Comprar um seguro de saúde internacional;
-Ter passagem de volta antes de embarcar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para os estudantes interessados em um curso de diploma (bacharelado, mestrado ou doutorado), o período de permanência concedido é de sete anos e as condições são as mesmas exigidas aos cursos de inglês e certificados (com exceção da passagem de retorno). Uma vez permitido um tipo de estudo no país, o estrangeiro não pode se matricular em qualquer outro tipo de curso. Por exemplo, caso tenha sido aceito na Irlanda para cursar uma graduação, o estudante internacional não poderá, simultaneamente, frequentar aulas de inglês.

Como estudante na Irlanda, você pode trabalhar legalmente no país (20 horas semanais durante o período letivo e 40 durante as férias) e tem livre acesso aos demais países da Europa, facilitando viagens pelo continente.

Para mais informações sobre as exigências irlandesas aos estudantes estrangeiros, visite o site dos Serviços de Imigração da Irlanda.

Guia para estudantes estrangeiros interessados em cursos de inglês e certificados na Irlanda.
Guia para estudantes estrangeiros interessados em cursos de graduação, pós-graduação e doutorado na Irlanda.

Agora está um pouco mais claro os motivos que levam os brasileiros a optarem pela Irlanda como destino de estudo?

Por Brenda Bellani