O OneBeat é um intercâmbio internacional de colaboração musical e envolvimento social promovido pelo governo dos Estados Unidos. Se você é um(a) jovem musicista e gostaria de fazer uma residência colaborativa com profissionais do mundo todo por dois meses, continue a leitura para saber como participar.
Tópicos deste artigo
OneBeat
Criado pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA e projetado e produzido pela organização artística Found Sound Nation, com sede em Nova York, o OneBeat nasceu em 2012 a partir de três princípios: diálogo, criação e envolvimento social.
Seu objetivo é "promover a compreensão mútua e a cooperação entre os cidadãos do mundo, uma peça musical inesperada de cada vez", como explica o site oficial. O programa é uma incubadora de empreendedorismo social, pelo qual músicos talentosos de todo o mundo lançam projetos concebidos para causar um impacto positivo em comunidades locais e globais.
Os intercambistas selecionados passam por uma residência de dois meses nos Estados Unidos, durante a qual escrevem, produzem e executam músicas originais e desenvolvem estratégias para o envolvimento cívico e social baseado nas artes.
"Trabalhando com embaixadas dos EUA, ex-alunos e grandes instituições culturais em mais de 40 países, os artistas-empreendedores do OneBeat estão lançando projetos grandes e pequenos em todas as regiões do mundo, tornando-se líderes em suas comunidades e orientando novas gerações de pensadores criativos", conta o site.
A boa notícia é que o Brasil é um dos países participantes do programa.
Leia também: TechGirls, intercâmbio nos EUA para garotas de STEM
Quem pode participar do OneBeat?
-
Músicos inovadores, seja estilística, lírica ou tecnologicamente, dentro de seu escopo musical;
-
Ter entre 19 e 35 anos;
-
Ser um cidadão e residente de um dos 40 países e territórios elegíveis;
-
Não ter viajado muito para os EUA ou raramente se apresentado nos EUA previamente;
-
Estar disposto a cruzar divisões culturais e musicais na criação de música original ou na reinterpretação de música tradicional;
-
Ser capaz de conversar em inglês básico;
-
Ser ativo em sua comunidade ou sociedade (isto pode incluir, mas não limitar-se a, iniciar uma escola de música, promover a paz e a democracia através da música ou reviver tradições musicais);
-
Ser capaz de manter-se ativo em comunidades online e participar de atividades baseadas em sites.
O processo de inscrição e seleção no OneBeat
Ao longo dos 12 anos de existência, o OneBeat cresceu e se expandiu. Agora, ele tem diferentes formatos e cada um deles possui um processo seletivo diferente, com requisitos e prazos de inscrição variados.
Há o programa tradicional OneBeat de residência nos Estados Unidos; o OneBeat Virtual, com artistas internacionais em um espaço online compartilhado, onde investigam novas formas de colaboração virtual, escrevem e produzem novos trabalhos; e o OneBeat Abroad, que acontece em uma país diferente a cada ano, como Gana, Taiwan, Turquia, Rússia e Colômbia.
Visite o site oficial para saber mais sobre o OneBeat.