O que é Students’ Union das universidades internacionais?

Participação em uma União dos Estudantes auxilia o intercambista na adaptação no exterior, como amizades e oportunidades de emprego.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Students’ Union – literalmente, União dos Estudantes – é uma espécie de grêmio estudantil bastante popular em universidades no exterior, em especial no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros grandes destinos de estudo. Geralmente localizada em um prédio só seu no campus, ela dedica-se à população discente, oferecendo atividades sociais, recreação, representação e serviços de apoio.

A importância e significado da União dos Estudantes varia de acordo com o país. Nos Estados Unidos, por exemplo, é apenas um ambiente para atividades estudantis. No prédio da Union, você encontra refeitórios, cafés, ambientes de socialização e descanso, salas de estudo e às vezes até um pub ou balada. Nele é também onde os clubes estudantis são organizados e se reúnem.

Leia também: O que são clubes estudantis e por que são tão valorizados no exterior?

No Reino Unido, por sua vez, a União dos Estudantes tem uma presença ainda mais forte na vida universitária. Além de todas as coisas listadas acima, ela integra também um governo estudantil, formado por alunos da universidade eleitos democraticamente para representar as questões estudantis dentro e fora das salas de aulas. É um grupo que, de maneira geral, defende e protege os direitos dos estudantes.

Em momentos de crise como esse de pandemia global, a União tem um papel importante ao garantir, por exemplo, que os cursos não se atrasem e que a qualidade do ensino seja mantida pelo bem dos estudantes.

As Students’ Unions são tão fortes no Reino Unido e na Europa que há, inclusive, grupos que abrangem o país e o continente:

- National Union of Students: A NUS é uma associação formada por aproximadamente 600 uniões estudantis. Esse número representa quase 95% de todas as uniões existentes em faculdades e universidades do Reino Unido. Ela existe para promover, defender e estender os direitos estudantis nacionalmente.

- European Students’ Union: A ESU é uma organização central de 45 uniões nacionais de estudantes de 40 países, “aberta a todos os estudantes independentemente de convicção política, religião, origem étnica, cultura, orientação sexual ou posição social”, como explica o seu site oficial.

Tópicos deste artigo

3 razões para participar de uma União dos Estudantes

Há alguns pontos interessantes para participar ativamente de uma União dos Estudantes enquanto você estuda no exterior. Nós separamos três principais:

1. Vida social

A União dos Estudantes costuma ser o núcleo da vida social da universidade. Ela que organiza e mantém os clubes, sociedades e organizações estudantis; é nela em que eventos culturais e atividades recreativas acontecem; onde você encontra barzinhos, balada, cafeterias e outros ambientes descontraídos.

Assista a shows e peças de teatro; participe de noites de quiz, karaokê ou cinema; reúna-se com os seus amigos; conheça outras culturas em uma Feira Internacional; integre uma equipe esportiva e muito mais!

2. Experiência de trabalho

A União costuma ter vagas de trabalho remuneradas no campus para os estudantes em diferentes funções, o que por si só já é interessante tanto no aspecto financeiro quanto para conseguir experiência para o seu currículo durante os estudos.

Agora, se você se decide participar do governo estudantil, ganhará diversas habilidades importantes como liderança, comunicação, trabalho em equipe, marketing, gestão de pessoas etc.

3. Causas importantes

Na União do Estudante, você pode defender causas que são importantes para a sua vida acadêmica e profissional durante e após a sua graduação, como por exemplo, salário-mínimo para estudantes que trabalham no campus e opções adequadas de alimentação nos refeitórios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As melhores Uniões dos Estudantes do Reino Unido

Todos os anos, são compiladas listas das melhores Uniões dos Estudantes do Reino Unido por diferentes publicações do país, onde esse movimento é presença marcante nas universidades nacionais. Uma delas é o Whatuni Student Choice Awards, que reúne a opinião de estudantes de todo o Reino Unido para chegar aos vencedores.

As Uniões dos Estudantes vencedoras na edição mais recente foram:

1. University of Sheffield

A União da Sheffield foi eleita número um no país por quatro anos consecutivos. Além de clubes estudantis, ela oferece eventos, atividades e trabalhos de voluntário para enriquecer a vida na universidade.

2. University of Leeds

A União dos Estudantes da Universidade de Leeds (LUU) é uma das mais ativas no Reino Unido. Ela foi a primeira a receber o status “Excelente” da NUS e mantém mais de 300 clubes e sociedades estudantis.

3. Cardiff University

A União dos Estudantes de Cardiff é a melhor do País de Gales. Nos últimos anos, ela conduziu muitos desenvolvimentos interessantes, como o “Y Plas”, um novo local de aprendizado social e vida noturna, bem como novas lojas e serviços estudantis.