O que é St. Patrick’s Day?

Estudantes internacionais na Irlanda podem aproveitar um importante feriado nacional, o Dia de São Patrício.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O St. Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício em português, é comemorado no mundo inteiro, mas na Irlanda ele tem um significado maior. Um dos santos padroeiros do país, o dia 17 de março virou feriado nacional por comemorar o aniversário de morte de São Patrício.

Se você está considerando estudar na Irlanda, mesmo com o grande número de turistas que o país recebe nessa data, nós recomendamos vivenciar o St. Patrick’s Day em Dublin, uma experiência da cultura irlandesa que você vai adorar.

Tópicos deste artigo

A história do São Patrício

Embora celebrado na Irlanda, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha aproximadamente no ano de 385 d.C. Aos 16, ele foi capturado por piratas irlandeses e levado como escravo. Durante os seis anos de cativeiro, ele desenvolveu sua espiritualidade e, depois de fugir e voltar para a sua família, continuou a estudar o Cristianismo. 

Algum tempo depois, ele retornou à Irlanda para trabalhar como missionário. A lenda diz que nesse período ele acabou com as cobras do país. No entanto, nunca houve cobras na Irlanda. Acredita-se que isso seja uma alegoria para todas as pessoas que ele converteu ao Cristianismo durante a sua missão. Também foi responsável pela construção de escolas, igrejas e monastérios.

As histórias relatam que o trevo de três folhas, a flor nacional não oficial da Irlanda e um dos símbolos mais famosos do país pelo mundo, era usado por São Patrício para ensinar seus seguidores sobre a Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

O missionário morreu em 17 de março de 461. O seu trabalho espiritual lhe concedeu uma imagem lendária que perdura ao longo dos séculos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

St. Patrick’s Day

O Dia de São Patrício, um dos santos padroeiros da Irlanda (assim como São Davi de Menévia e São Jorge), é comemorado todos os anos em 17 de março. Durante muito tempo, esta era uma data restritamente religiosa, portanto, bares e pubs deveriam permanecer fechados, assim como os demais comércios. As pessoas iam à igreja de manhã e depois almoçavam em família para comemorar com um grande banquete, música e dança. 

Foi só em 1970 que a data virou feriado nacional e a cerveja voltou a ser vendida em comemoração nos pubs irlandeses, que são bastante populares no país e no mundo. A Guinness, por exemplo, marca originária de Dublin, serve 13 milhões de jarras de cerveja só no dia 17 de março todos os anos.

Outra tradição é se vestir de verde na data (há, inclusive, uma brincadeira de que quem não estiver com nenhuma peça verde leva um beliscão). A cor vem da bandeira irlandesa (que representa o catolicismo), do trevo de três folhas e do apelido popular da Irlanda de “Ilha Esmeralda”. Os estabelecimentos até tingem as cervejas de verde em comemoração.

O St. Patrick’s Day é celebrado no mundo inteiro, especialmente em cidades com maior número de imigrantes e descendentes de irlandeses. De fato, o tradicional desfile de São Patrício, com balões, muita música, dança e festivais, foi inventado nos Estados Unidos. Até hoje, Nova York tem o maior desfile de St. Patrick’s Day do mundo – são mais de 150.000 participantes e seis horas de duração, transmitidas ao vivo na televisão.