Antes de conseguir o seu visto estudante para a França, você precisa ser admitido em uma instituição do país. E qualquer estudante que deseja frequentar uma universidade francesa deve, primeiramente, passar pelo processo de inscrição. Os estudantes estrangeiros não europeus passam por uma seleção diferente.
O primeiro passo é encontrar o curso que você quer estudar na França e visitar o site oficial da universidade que o oferece, porque é nele que você encontrará todos os requisitos sobre a inscrição. Cada instituição possui regras diferentes, portanto, é essencial que você entre em contato direto com a sua universidade francesa.
O procedimento CEF
Os estudantes brasileiros e de mais 34 países devem passar pelo procedimento chamado CEF. Trata-se de um mecanismo criado para oferecer orientação e suporte aos estrangeiros durante todas as fases do processo de seleção, da inscrição a matrícula. O procedimento começa com a criação de um arquivo eletrônico de inscrição pessoal no site brasileiro do Campus France, chamado de dossiê eletrônico. Você pode preenchê-lo no seu ritmo, sem custo nenhum.
Saiba todo o passo a passo no site do Campus Frances.
Basicamente, o processo tem os seguintes passos:
O agendamento da entrevista será feito pelo email informado no processo e não deve demorar mais de duas semanas. Após a sua entrevista, se estiver tudo certo com a sua candidatura, o seu dossiê será enviado pelo Campus France para as universidades de seu interesse.
A resposta das universidades é dada pelo dossiê eletrônico, portanto, você deve verificar regularmente a sua conta no Campus France.
Documentos necessários
Os estudantes internacionais precisarão providenciar os seguintes documentos:
Quando for se inscrever na França, já tenha todos estes documentos prontos para facilitar o processo. Além de todos estes itens mencionados acima, o estudante estrangeiro precisa encontrar uma instituição que seja acreditada pelo governo e também precisa adquirir um seguro se saúde obrigatório.