Destaques do Times Higher Education World University Rankings 2025

Confira quais são as 10 melhores universidades do mundo, segundo ranking global
Por Hotcourses Brasil

Pessoas se formando segurando diploma e chapéu de formatura nas mãos
Ranking global reúne mais de duas mil instituições de ensino superior.
Crédito da Imagem: Divulgação / Hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A nova edição do renomado Times Higher Education World University Ranking lista 2.092 instituições de ensino superior de 115 países e regiões, 185 a mais do que a edição passada, de acordo com 18 indicadores de qualidade de ensino, pesquisa, indústria e perspectiva internacional.

Reunimos, a seguir, os destaques do recém-publicado Times Higher Education World University Ranking 2025.

Tópicos deste artigo

A melhor universidade do mundo segundo a Times Higher Education

Para compilar o ranking desta edição, a Times Higher Education analisou 472.694 pontos de dados de 2.860, incluindo 157 milhões de citações, 18 milhões de publicações de pesquisa e as respostas de mais de 93.000 acadêmicos globalmente.

A University of Oxford, no Reino Unido, conquistou o primeiro lugar do ranking pelo nono ano consecutivo, com pontuações ainda melhores em envolvimento da indústria e qualidade do ensino em relação ao ano passado.

Embora Reino Unido e Estados Unidos permaneçam predominantes na lista como sempre, com 25 e 55 universidades no top 200 respectivamente, a reputação do ensino superior das duas potências vem se deteriorando ano a ano no Times Higher Education World University Ranking, perdendo posições para instituições de outros lugares.

O país que mais cresce no ranking é a China. Além de ser a melhor universidade da Ásia, a Tsinghua University mais uma vez quase consegue um lugar entre as dez melhores do mundo, ficando em 12a. Não só isso, sete universidades chinesas ficaram no top 100. No total, a Ásia conseguiu 823 posições no Times Higher Education World University Rankings 2025.

Austrália e Nova Zelândia, por outro lado, caíram na lista. Dezessete das instituições australianas conseguiram posições inferiores - sete delas, inclusive, registraram os piores resultados em pelo menos nove anos - e nenhuma das oito universidades neozelandesas melhorou o desempenho em relação à edição passada. A melhor colocada da Austrália foi a University of Melbourne, em 39º lugar, e da Nova Zelândia, a University of Auckland, empatada em 152o.

Outro grande destino de estudo, o Canadá tem três universidades entre as 100 melhores do mundo esse ano: University of Toronto (21a), University of British Columbia (41a) e McGill University (45a).

Top 10 do Times Higher Education World University Rankings 2025

  1. University of Oxford, Reino Unido

  2. Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA

  3. Harvard University, EUA

  4. Princeton University, EUA

  5. University of Cambridge, Reino Unido

  6. Stanford University, EUA

  7. California Institute of Technology, EUA

  8. University of California, Berkeley, EUA

  9. Imperial College London, Reino Unido

  10. Yale University, EUA

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desempenho do Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) teve o seu melhor desempenho desde 2013: na 199° posição, ela conseguiu um lugar entre as 200 melhores universidades do mundo.

O Brasil, inclusive, foi um de apenas três países que conquistaram um novo lugar no top 200 em relação à edição 2024 do ranking. Os outros dois foram a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) continua a segunda melhor do Brasil na faixa 351-400. Já a terceira melhor, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) melhorou seu desempenho, subindo da faixa 801-1.000 para 601-800 este ano.

Veja o ranking na íntegra aqui.