Um dos maiores rankings universitários do mundo acaba de divulgar sua nova edição. Comemorando vinte anos de história, a Times Higher Education compilou uma lista com 1.904 universidades de 108 países e regiões usando uma metodologia reformulada para avaliar a qualidade do ensino, qualidade e ambiente de pesquisa, perspectivas internacionais e importância para o mercado de trabalho e economia do país. Leia, a seguir, os destaques da edição 2024 do famoso Times Higher Education World University Ranking.
Tópicos deste artigo
Times Higher Education World University Ranking 2024
O ranking baseia-se em uma nova metodologia que inclui 18 indicadores cuidadosamente calibrados para medir o desempenho de uma instituição e chegar a uma porcentagem final. A edição atual analisou mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações e incluiu respostas de 68.402 acadêmicos do mundo todo.
No geral, a Times Higher Education (THE) coletou 411.789 pontos de dados de mais de 2.673 instituições e quase 2.000 delas entraram para o ranking esse ano.
1. Oxford é a melhor do mundo de novo
A University of Oxford, no Reino Unido, ficou em primeiro lugar no THE World University Ranking pelo oitavo ano consecutivo. Ela tem uma porcentagem perfeita em ambiente de pesquisa e quase 100% em ensino, qualidade de pesquisa e importância para a indústria.
2. EUA e Reino Unido ainda predominam, mas desempenho piora
As dez primeiras posições do ranking ainda são dominadas por universidades estadunidenses e britânicas. Não só isso, os Estados Unidos ainda são o país com o maior número de instituições classificadas, inclusive 56 no top 200.
1. University of Oxford, Reino Unido
2. Stanford University, Estados Unidos
3. Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos
4. Harvard University, Estados Unidos
5. University of Cambridge, Reino Unido
6. Princeton University, Estados Unidos
7. California Institute of Technology, Estados Unidos
8. Imperial College London, Reino Unido
9. University of California, Berkeley, Estados Unidos
10. Yale University, Estados Unidos
No entanto, uma análise longitudinal da Times Higher Education mostra que a posição global do Reino Unido e dos EUA diminuiu em relação a outros sistemas de ensino superior. Mesmo com os resultados impressionantes, os dois países tiveram declínios contínuos no número de instituições entre as 200 melhores (quatro e três a menos, respectivamente, desde 2021).
3. Universidades da Ásia estão avançando, especialmente da China
Este foi o ano em que a China chegou mais perto de conquistar um lugar no top 10 - a Tsinghua University subiu quatro posições em relação à edição passada e ficou em 12a. Além disso, aumentou o número de instituições entre as 200 melhores do mundo de sete para 13 em três anos.
A Ásia, como um todo, se saiu muito bem no Times Higher Education World University Ranking 2024. É o continente com o maior número de universidades no ranking (737) e tem alguns desempenhos de destaque notáveis, como a chinesa Peking University em 14a, a National University of Singapore em 19a e a japonesa University of Tokyo em 29a.
4. USP continua a melhor universidade da América Latina
O Brasil tem 67 universidades no Times Higher Education World University Rankings 2024. Mas a melhor delas continua sendo a Universidade de São Paulo (USP), na faixa 201-250, o que representa também o melhor desempenho na América Latina. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conquistou a posição de segunda melhor instituição latino-americana na faixa 351-400.
O desempenho das universidades brasileiras é especialmente notável este ano em que a América Latina e Caribe conseguiram o maior número de classificações no ranking - 144 universidades de 12 países.
5. Universidade dos Emirados Árabes tem melhor perspectiva global
A University of Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, tem a maior porcentagem (98,8%) no indicador de perspectiva internacional, que avalia a proporção de estudantes e professores estrangeiros e o número de colaborações internacionais da universidade.
O top 3 é formado pela City University of Hong Kong e a Università della Svizzera Italiana, na Suíça.