Como escolher sua acomodação estudantil no exterior

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A decisão mais importante após ser admitido em uma instituição internacional é escolher onde morar. A sua acomodação estudantil influenciará diretamente a sua experiência de estudos em outro país. Por isso, é muito importante encontrar um lugar seguro onde você se sinta confortável. Antes de tomar sua decisão, há alguns fatores básicos que precisam ser analisados.

Dentro do campus

Em países como Estados Unidos e Reino Unido, as universidades dão muita importância à comunidade acadêmica. Para elas, a experiência de estudo no exterior é considerada muito mais completa se o estrangeiro morar em uma das diferentes opções de acomodações, halls residenciais ou apartamentos dentro do campus acadêmico. Normalmente, as instituições acomodam seus estudantes em dormitórios duplos – ou seja, compartilhado entre dois roommates (colegas de classe) ou mais.

Esta é uma boa opção de acomodação por dois motivos principais. Primeiramente, você estará próximo às suas salas de aulas e demais instalações da universidade, o que o ajudará a economizar tempo e dinheiro com transporte. Segundo, o valor total que você paga à universidade pela acomodação já inclui as contas de utilidades mensais, como água, energia e conexão wi-fi. Assim, você tem uma preocupação a menos. Além disso, estas acomodações costumam ser bastante seguras, com uma equipe disponível 24 horas para resolver qualquer questão que possa surgir, e a maioria já é mobiliada com mesa, cama, colchão, armário e outros itens (o estudante precisa providenciar utensílios pessoais e roupas de cama, por exemplo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Normalmente, o pacote de acomodação vem acompanhado de um plano de alimentação, que o próprio estudante escolhe entre comer nos refeitórios da universidade ou utilizar a cozinha compartilhada com outros estudantes para preparar suas próprias refeições. Saiba mais sobre isso aqui.

Fora do campus

Alguns estudantes preferem se desligar da faculdade na hora de procurar por uma acomodação no exterior. A opção mais popular fora do campus é o aluguel de um apartamento ou casa em conjunto com outros estudantes. A responsabilidade neste tipo de moradia é maior, afinal, você terá de acertar o aluguel diretamente com o proprietário do imóvel. Mesmo assim, a sua instituição ainda é a melhor fonte de informações neste caso e pode lhe passar contatos de imobiliárias de confiança, que estejam acostumados a trabalhar com estudantes. Você também será responsável pelo pagamento das contas mensais, pela sua segurança e pagamento do aluguel (em conjunto com seus roommates).

A liberdade também é maior neste tipo de acomodação. O estudante pode ir e vir como bem entender, sem precisar dar satisfação para ninguém. Por estas e outras, que a sua decisão deve ser feita conscientemente para que a sua acomodação não atrapalhe o desempenho de seus estudos.

Homestay

Há ainda uma terceira opção: morar com uma família nativa. Esta é a melhor forma de se imergir na cultura local e praticar o idioma. Saiba mais sobre homestay aqui.

Por Branda Bellani