Catered e self-catered: as opções de refeições nos dormitórios acadêmicos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As opções de moradia mais comuns para quem vai estudar no exterior são os dormitórios acadêmicos, uma casa ou apartamento alugado, e a homestay. A primeira delas está localizada dentro do campus, em prédios residenciais. Quase sempre possuem sala de lazer, serviços de segurança, biblioteca e um funcionário responsável em dar suporte aos estudantes moradores; e o melhor e mais completo ambiente acadêmico 24 horas por dia. Os dormitórios acadêmicos já são mobiliados e você não precisa se preocupar com as contas mensais (como de água, força e internet) porque já estão inclusas no valor que você paga à universidade pela acomodação.

Parece bem prático e confortável, não é mesmo? E você ainda pode escolher diferentes tipos de dormitórios, por exemplo: individual ou compartilhado com um roommate (colega de quarto), banheiro particular ou comunitário, quartos mistos ou apenas para meninos/meninas, etc. Outra opção que as universidades costumam oferecer também são os dormitórios catered ou self-catered, e estão diretamente ligados a sua alimentação e as suas refeições durante a estadia na universidade.

Dormitórios catered

A palavra catered significa fornecido, suprido, atendido. Um dormitório catered é a opção para quem prefere que a universidade providencie pelo menos uma refeição diária completa ao entardecer (período da janta); muitas também incluem café da manhã. Estas refeições serão oferecidas nos refeitórios acadêmicos da universidade ou faculdade aos estudantes, em um intervalo de algumas horas (geralmente duas ou duas e meia por refeição) e haverá um menu com as opções disponíveis no dia. O menu tende a ser bem variado para atender a todos os gostos, já que as instituições internacionais recebem estudantes do mundo todo, acostumados com diferentes culinárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É uma opção mais prática, para quem não gosta ou não tem tempo de preparar a própria comida. Os estudantes apenas precisam adequar a rotina, os estudos e a vida social com os horários dos refeitórios para não perder as refeições.

Dormitórios self-catered

Já nos dormitórios self-catered, como indica a palavra self, o próprio estudante prepara suas refeições. Normalmente, de quatro a seis dormitórios dividem uma cozinha comunitária e os estudantes têm um espaço mais reservado para fazer suas refeições (refeitórios acadêmicos podem comportar mais de 100 estudantes). Esta é uma opção mais “caseira” e independente, para quem gosta de cozinhar sua própria comida e não quer depender dos horários das refeições oferecidas pela universidade; ou então porque não gosta muito da comida local.

A visita ao supermercado vai ser uma parte constante da sua rotina, para providenciar todos os alimentos que precisar. No geral, dormitórios self-catered são mais baratos que os catered já que a universidade não precisa “bancar” a sua alimentação – mas você gastará regularmente com as compras em mercados.  A maioria das cozinhas costuma ser equipada com o básico (talheres, panelas e alguns utensílios), mas nada o impede de usar próprias coisas, se preferir. A universidade exige que os estudantes de dormitórios self-catered mantenham a cozinha limpa e organizada.

Pesquise cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani