Austrália domina o ranking 100 Under 50 de 2015

Suíça conquistou o primeiro lugar do ranking mundial pela primeira vez nos quatro anos da publicação.
Por Hotcourses Brasil

Universidade de Warwick, a melhor colocada do Reino Unido; o país vem perdendo lugar para a Austrália no ranking.
Universidade de Warwick, a melhor colocada do Reino Unido; o país vem perdendo lugar para a Austrália no ranking.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Suíça conquistou o primeiro lugar do ranking mundial “100 Under 50” pela primeira vez nos quatro anos da publicação. A lista das 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos foi dominada pela Austrália e conta com apenas um representante brasileiro.

A suíça École Polytechnique Fédérale de Lausanne conquistou o topo do ranking pela primeira vez, ultrapassando a sul-coreana Pohang University of Science and Technology, que este ano ficou em segundo lugar. As restantes posições entre as dez primeiras são preenchidas por representantes de Hong Kong, Singapura, Holanda, Estados Unidos, Reino Unido e França.

Apesar de não estar presente no top dez do ranking, a Austrália dominou a lista com 16 universidades, superando o Reino Unido como o país melhor representado. A principal posição australiana foi a 21ª da Universidade de Tecnologia, Sydney. Outra boa notícia para a Austrália é que as suas 16 instituições presentes na lista foram fundadas entre os anos 60 e 90, o que significa que elas continuarão a conquistar posições no “100 Under 50” por vários anos até completarem 50. O mesmo não acontecerá com os 15 representantes britânicos neste ranking de 2015; a Universidade de Warwick, por exemplo, – a melhor colocada do Reino Unido na lista, subindo da 12ª à 9ª posição – fui fundada em 1965, o que significa que completará 50 anos e não será considerada no ranking em 2016.

A Ásia, principalmente o leste asiático, também manteve um desempenho muito bom, com representantes da Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura nos dez melhores lugares do ranking. E os Estados Unidos, que costumam dominar a lista geral das melhores universidades do mundo da Times, têm apenas sete jovens instituições no ranking.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No total, 28 países e regiões estão representados no ranking “Times Higher Education 100 Under 50 2015”, que tem como objetivo identificar a nova geração de universidades com potencial para se tornar a Harvard e a Oxford do futuro, unindo-se à elite mundial nas próximas décadas, e também demonstrar quais países irão desafiar os Estados Unidos e o Reino Unido como futuras potências do ensino superior no mundo. O ranking “100 Under 50” utiliza os mesmos indicadores de qualidade e reputação da lista geral das melhores universidades do mundo da Times (inovação, ensino, pesquisas, citações e perspectiva internacional), com algumas pequenas alterações na metodologia para melhor analisar as características de jovens instituições – dando menor ênfase às medidas subjetivas de reputação e ênfase maior às métricas objetivas.

Brasil

O Brasil aparece no 42º lugar com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), empatada com a britânica Universidade de Bath; em 2014, ela ficou em 37ª. Único representante do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China continental e África do Sul), a Unicamp foi fundada em 1966, portanto 2016 será a sua última chance de manter-se na lista das melhores de até 50 anos.

As dez melhores universidades mais jovens do mundo (até 50 anos):

1. Escola Politécnica Federal de Lausana – Suíça
2. Universidade de Ciência e Tecnologia Pohang – Coreia do Sul
3. Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia – Coreia do Sul
4. Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong – Hong Kong
5. Universidade Tecnológica de Nanyang - Singapura
6. Universidade Maastricht – Holanda
7. Universidade da Califórnia, Irvine – Estados Unidos
8. Universidade da Califórnia, Santa Cruz – Estados Unidos
9. Universidade de Warwick – Reino Unido
10. Universidade Paris-Sud – França

Veja o ranking completo no site oficial da Times Higher Education.

Por Brenda Bellani