Em 25/11/2011 14h49 , atualizado em 25/11/2011 14h56

Vestibular da UFJF será substituído pelo Enem e SiSU

Notícias

Exame nacional será responsável pelo preenchimento de 70% das vagas; Pism está mantido. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Em reunião realizada ontem, 24 de novembro, o Conselho Setorial de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu que a partir do próximo ano o Vestibular da instituição será substituído pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Deste modo, 70% das vagas oferecidas anualmente pela UFJF serão preenchidas pelo SiSU e o restante, 30%, pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Segundo o pró-reitor de Graduação e presidente do Conselho, Eduardo Magrone, a mudança para o Enem viria mais cedo ou mais tarde, visto que a cada ano a UFJF aumentava a participação do exame nacional no seu vestibular.

O sistema de cotas continuará valendo no ingresso via Enem/SiSU. A UFJF reserva 50% das vagas de cada curso para os egressos das escolas públicas que tenham cursado, pelo menos, quatro séries do ensino fundamental e a totalidade do ensino médio na rede pública de ensino. Desse percentual, 25% são para candidatos autodeclarados negros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular 2012

Atualmente, o Enem 2011 representa a primeira fase do Vestibular 2012. A segunda fase será realizada nos dias 19 e 20 de dezembro, quando os candidatos terão que responder 20 questões discursivas específicas ao curso escolhido.

As provas dos módulos I e II do Pism, que são aplicadas para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, respectivamente, acontecem nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. Já os participantes do módulo III fazem provas nos dias 18, 19 e 20 seguintes.

Veja também:
17/11: UFJF divulga concorrência do Vestibular 2012 e Pism III
Correção comentada do Enem 2011

Por Adriano Lesme

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES