USP encerra inscrições para Vestibular 2023 via Enem

Processo seletivo oferece 2.917 vagas para quem fez a edição de 2022 do Enem
Em 31/01/2023 01h00 , atualizado em 31/01/2023 09h04 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) recebe somente até hoje, 31 de janeiro, inscrições para o Vestibular 2023 pelas notas do Enem. O valor da taxa é de R$ 10.

Inscreva-se Vestibular Enem USP 2023

Solicitações de isenção de taxa de inscrição são oferecidas aos seguintes candidatos:

  • Inscritos no vestibular da Fuvest 2023;

  • Estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vagas

Os candidatos podem concorrer a uma vaga em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). 

Das 2.917 vagas oferecidas, 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes de escola pública e 1.085 para estudantes autodeclarados preto, pardos ou indígenas.

Entre os cursos ofertados, destacam-se as carreiras de Direito, Psicologia, Medicina e Engenharias.  

Resultado

A primeira chamada do processo seletivo será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2023, com matrículas entre os dias 22 e 27 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada no dia 1° de março, com matrículas nos dias 2 e 3 do mesmo mês. 

Enem USP

O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que era utilizado anteriormente.

A ideia é que, com o novo sistema, os ingressantes pelo sistema Enem USP possam seguir o mesmo calendário de matrícula dos ingressantes que entrarem pelo concurso vestibular da Fuvest, o que não era possível no sistema anterior, via SiSU.

Mais informações neste edital e no site do Vestibular