Whatsapp
Em 25/10/2016 14h40 , atualizado em 25/10/2016 14h42

Universidade do Minho, em Portugal, adere ao Enem para entrada de brasileiros

Notícias

Instituição é a 18ª que utilizará as notas do exame para selecionar estudantes do Brasil. Por Lorraine Vilela Campos
Enem
Enem
PUBLICIDADE

A Universidade do Minho (UM), localizada em Portugal, é a mais nova parceira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para brasileiros. O acordo foi assinado ontem, 24 de outubro. 

A instituição portuguesa conta com unidades nas cidades de Braga e Guimarães. Atualmente, a universidade possui mais de 500 estudantes brasileiros, sendo a maior parte nos programas de pós-graduação. No entanto, o acordo com o Inep pretende aumentar o número de alunos de graduação que sejam do Brasil. 

Com a adesão ao Enem, a Universidade do Minho é a 18ª instituição portuguesa que passa a utilizar as notas do exame para ingresso de brasileiros. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem em Portugal

Além da UM, utilizam as notas do Enem as universidades de Coimbra, do Algarve, Aveiro, de Lisboa, do Porto, da Madeira, dos Açores e da Beira Interior. Além disso, também aceitam as pontuações os institutos politécnicos de Leira, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Viseu e Santarém.  

Como estudar em Portugal?

O uso do Enem por instituições portuguesas começou em 2014. De lá para cá, as oportunidades para brasileiros só têm aumentado. O Brasil Escola traz as dicas de quatro jovens do Brasil que usaram o exame para entrar em universidades de Portugal

Relacionados
Pelo 9º ano consecutivo, o Brasil Escola disponibilizará a correção comentada do Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.
Estudantes explicam como usaram a nota do Enem para estudar em Portugal e como é a rotina nas universidades portuguesas.
Os brasileiros poderão estudar no Instituto de Bragaça, em Portugal, com o Enem. Instituição é a 20ª que assina acordo com o Inep.
Saiba como estudar em Portugal usando as notas do Enem. Ao todo, 51 instituições aderiram ao Enem, incluindo a Universidade de Coimbra e várias universidades em Lisboa e Porto.
A Universidade de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, e no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vão receber alunos brasileiros, com base na nota do Enem.
A realocação dos locais de prova do Enem 2016 foi uma das pautas levantadas por estudantes que ocupam escolas públicas no Paraná.
Instituição portuguesa adere ao Enem como forma de ingresso. IPCA selecionará brasileiros com base nas notas do exame. Acordo foi firmado ontem (9).
Mais quatro instituições portuguesas aderiram ao Enem para ingresso de brasileiros em 2016. Notas do exame serão a forma de seleção.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES