Universidade em Portugal aceita candidaturas com notas do Enem 2014

Podem ser usadas as notas de 2012, 2013 e 2014. O 1º período de inscrições vai até o dia 19
Em 16/01/2015 11h24 , atualizado em 16/01/2015 11h59 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de Coimbra, em Portugal, está com inscrições abertas para brasileiros que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem se candidatar estudantes que participaram das edições de 2012, 2013 e 2014. O 1ª período de candidaturas termina na próxima segunda-feira (19). Outras duas datas estarão disponíveis para o preenchimento de vagas remanscentes. 

O Decreto-Lei nº 36, de março de 2014, é o responsável por incentivar estudantes brasileiros a se graduarem em Portugal, pois facilita o acesso à instituições renomadas, como a Universidade de Coimbra, que foi a primeira a aceitar o Enem como porta de entrada. 

Apesar de possibilitar a candidatura por meio das notas do Enem, os cursos são pagos. A anuidade da graduação é de aproximadamente 5 mil euros, o equivalente a mais de R$ 15 mil. Há também opções que incluem mensalidade, alojamento e alimentação por cerca 7.500 euros (quase R$ 23 mil) ao ano. No entanto, os estudantes podem buscar financiamento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outros programas, além de apoio da própria instituição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre estudar em Portugal com a nota do Enem

A Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais antiga de Portugal e uma das mais prestigiadas da Europa. Em 2013, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição, dos quais, mais de 2 mil são brasileiros.

Entre os documentos exigidos pela Universidade de Coimbra estão fotocópia simples do Documento de Identificação (Passaporte ou Carteira de Identidade); auto-declaração de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa, nem está abrangido por nenhuma das condições que impedem a candidatura;auto-declaração das classificações obtidas no Enem e Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio no Brasil. 

Os interessados podem obter mais informações pela área de candidatura no site da instituição, ou pelo e-mail candidaturas-internacionais@uc.pt .

Por Lorraine Vilela