Último dia para inscrições no Vestibular 2019 via Enem 2018 da UFPA

Os interessados devem se inscrever pela internet e pagar uma taxa que custa R$ 100.
Em 27/11/2018 04h00 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: ufpa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Termina nesta terça-feira, dia 27 de novembro, o prazo para inscrições no Processo Seletivo (PS) 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Podem se inscrever os estudantes que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Inscreva-se aqui

Os interessados devem acessar o site da UFPA, preencher o formulário de inscrição e pagar uma taxa que custa R$ 100.

Será concedida isenção de taxa aos estudantes oriundos da rede pública de educação ou bolsista da rede privada. Neste caso, o pedido deve ser feito no ato da inscrição e os documentos comprobatórios devem ser enviados em anexo à solicitação.

O resultado, com a lista de isentos, deve sair no dia 29 de novembro e o candidato que tiver o benefício negado deve pagar a taxa de inscrição até dia 30 seguinte para confirmar a participação no processo seletivo. Veja os detalhes da isenção no Edital do Vestibular.

Vagas

Para ingresso em 2019, a UFPA não oferecerá vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do Ministério de Educação. Portanto, as 7.215 vagas oferecidas nos cursos de graduação da universidade somente serão preenchidas por meio do PS 2019 via Enem.

Veja também: MEC divulga data para o resultado do Enem 2018

Habilidades específicas

Aqueles que se inscreverem para os cursos de Dança ou Música deverão participar de um Exame de Habilidades Específicas. A primeira etapa consiste em um formulário eletrônico, que deve ser preenchido entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas serão aplicadas no dia 16 de dezembro, em locais que serão informados posteriormente. Saiba mais sobre a prova de habilidades.

Ações afirmativas

Os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins terão um bônus de 10% na nota.

Além disso, conforme o previsto na Lei de Cotas, metade das oportunidades oferecidas em cada curso estarão reservadas aos estudantes da rede pública, com parte delas destinadas a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Vagas e resultado

As oportunidades oferecidas no PS 2019 são para cursos de graduação ministrados nos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cameta, Castanhal, Salinas, Soure e Tucuruí.

Ainda não há data para a divulgação do resultado final, pois a organização do PS 2019 da UFPA depende da divulgação do resultado do Enem 2018. Serão excluídos do vestibular os estudantes que faltarem a pelo menos um dos dois dias de provas do Enem ou obtiver nota inferior a 500 na Redação do Enem ou 400 nas demais áreas avaliadas.

Veja mais informações no Edital do Vestibular ou no site da UFPA.