Decisão da Justiça Federal adia resultado do Vestibular 2019 via Enem da UFPA

Determinação do edital para que o candidato escolhesse o semestre ainda na inscrição culminou na ação.
Em 22/01/2019 11h31 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufpa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Justiça Federal proibiu a divulgação do resultado final do Vestibular 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA). O motivo é o critério adotado pela instituição em que o candidato teria que escolher seu semestre de ingresso ainda no momento da inscrição, o que o Judiciário entendeu como fator de "sorte" ou "azar" no preenchimento das vagas.

O Vestibular da UFPA tem regras estabelecidas por edital próprio, mas utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso. Até o ano passado, a seleção era feita pela média da pontuação do Enem e, nos cursos com entradas divididas por semestre, valia a classificação do candidato para que as vagas fossem preenchidas. Para 2019, a universidade determinou que a escolha pelo semestre fosse feita no momento da inscrição. 

A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) após o recebimento de uma representação contra a UFPA. O juiz Henrique Jorge Dantas da Cruz julgou procedente a ação por considerar o fracionamento das vagas incorreto. 

"Não é congruente, tampouco equivalente, que um candidato de desempenho inferior ingresse na UFPA em virtude da sorte na escolha do semestre de entrada, e um candidato, cujo desempenho tenha sido superior, fique fora das vagas, em virtude do azar na escolha do semestre" - juiz Henrique Jorge Dantas da Cruz

A UFPA, por sua vez, justificou que o fracionamento das vagas por período de ingresso foi feito para uniformizar o processo seletivo e para otimizar a seleção, levando em consideração o período existente para a divulgação do resultado do Enem e o início das aulas. 

Segundo nota oficial divulgada no site da UFPA, os representantes da universidade se apresentarão à Justiça no dia 28 de janeiro e, até lá, o resultado do Vestibular ficará suspenso.


Relacionados

Divulgada 2ª repescagem do Vestibular 2019 da UFPA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibilizou a segunda repescagem, ou terceira chamada, do Processo Seletivo (PS) 2019. Os novos aprovados farão matrícula nesta sexta-feira, 22 de fevereiro. A próxima repescagem será divulgada até o dia 1º de março.
Notícias
Inscrições abertas para o Vestibular 2019 da UFPA via Enem
Seguem abertas até dia 20 de novembro, o prazo para inscrições no Processo Seletivo (PS) 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Podem se inscrever os estudantes regularmente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Notícias
Inscrições do intensivo 2018 do cursinho da UFPA estão abertas
As inscrições do intensivo 2018 do cursinho da UFPA estão abertas. Cadastro é feito presencialmente, no campus Básico da UFPA, na sala do PET-Física. Projeto oferece 66 vagas para este segundo semestre.
Notícias
Listão: UEPA libera resultado do Prosel 2019 via Enem 2018
A Universidade do Estado do Pará (UEPA) publicou o listão de aprovados do Processo Seletivo (Prosel) 2019 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta sexta-feira, 25 de janeiro. Seleção teve oferta de 3.610 vagas gratuitas, sendo 1.606 para Belém e 2.004 para as demais cidades paraenses.
Notícias
UFPA 2019: confira o resultado do vestibular com o listão de aprovados
A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o listão do Vestibular 2019 via Enem na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro. O cronograma de matrículas dos aprovados será publicado em breve. 
Notícias
UFPA divulga repescagem do Vestibular 2019 para o segundo semestre
A UFPA divulgou a repescagem do Vestibular 2019 para ingresso no segundo semestre. Os convocados devem realizar a matrícula nesta quarta-feira.
Notícias
Último dia para inscrições no Vestibular 2019 via Enem 2018 da UFPA
Termina nesta terça-feira, dia 27 de novembro, o prazo para inscrições no Processo Seletivo (PS) 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Podem se inscrever os estudantes que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Notícias