Topo
pesquisar
Em 19/12/2016 17h06, atualizado em 19/12/2016 17h43

UFMG anuncia a oferta de 6.279 vagas pelo SiSU 2017/1

Notícias

Oportunidades são exclusivas para quem fez o Enem 2016. Metade é voltada para cotistas. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou nesta segunda-feira, 19 de dezembro, a oferta de 6.279 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1. As oportunidades são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. 

Confira os cursos e vagas oferecidos

A oferta para 2017 permanece a mesma da última edição. A reserva de vagas, também conhecida como cotas, corresponde à metade das 6.279 vagas oferecidas no ingresso via Enem. O requisito principal para todos os cotistas é que sejam estudantes de escolas públicas e, dentro deste grupo, estão as diferentes modalidades que envolvem renda e etnia. 

Você pode entender melhor como funciona cada categoria da reserva de vagas no Edital divulgado pela UFMG. A distribuição das vagas por curso, campus, categoria (cotas ou ampla concorrência) e demais orientações também estão presentes no documento. 

Cotas

Com o SiSU, houve o aumento no número de cotistas presentes na universidade, fator que permitiu o maior acesso de estudantes de escolas públicas aos cursos que antes eram considerados mais "elitistas". Após a Lei de Cotas se tornar integral, a qual foi criada em 2012, o perfil dos universitários de baixa renda cresceu de 48% para 53%. 

No período em que a Lei de Cotas está em vigor, houve um aumento de 49% para 56% no número de estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Desde a última edição, a metade das vagas oferecidas pelo SiSU é reservada para egressos da rede pública. 

Outra característica destacada pela universidade é o crescimento da diversidade dentro da instituição, já que o SiSU facilita a participação de pessoas de outros estados na seleção. São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia são os locais de onde vem grande parte dos estudantes aprovados via Enem, quando se trata de universitários que não são naturais de Minas Gerais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Habilidades Específicas

O SiSU é a forma de ingresso na UFMG para quase todos os cursos. No entanto, os cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro não podem participar da seleção unificada do Ministério da Educação (MEC), pois precisam provas complementares de verificação das habilidades específicas. 

No entanto, o Enem também faz parte do processo seletivo para tais participantes, já que suas notas substituem a aplicação do Vestibular Tradicional (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos e Redação). A soma da pontuação do exame do Inep e o desempenho dos candidatos nas provas de habilidades específicas aplicadas pela UFMG é que compõem o resultado final da seleção. 

As inscrições para as provas de habilidades específicas foram realizadas entre 7 de outubro e 11 de novembro. As provas serão aplicadas entre 1º e 3 de fevereiro. Para 2017, a oferta é de 391 vagas para os cursos acima mencionados, os quais não fazem parte do SiSU. O cronograma completo pode ser conferido neste Edital

Enem 2016

O Enem 2016 foi realizado em duas etapas, devido às ocupações dos locais de prova por grupos de estudantes. Os participantes que não foram afetados pelas manifestações tiveram o exame em 5 e 6 de novembro, enquanto os demais participaram em 3 e 4 de dezembro. 

As provas foram compostas por 180 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação. O resultado será publicado em 19 de janeiro de 2017. 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola