SiSU 2025: aprovados em 1º lugar para Medicina contam estratégias de estudo para o Enem

Entre dicas de estudo, estão resolver várias questões, cuidar do psicológico e fazer atividade física

Em 28/01/2025 16h32 , atualizado em 28/01/2025 16h32

Por Silvia Tancredi
Estudantes passaram na UFFS e UFRJ, respectivamente/ Crédito da imagem: arquivo pessoal
Imprimir
A+
A-
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Dois jovens que estudaram em Passo Fundo (RS) e fizeram o mesmo cursinho voltado ao Enem têm outro ponto em comum: foram aprovados em 1º lugar em cursos de Medicina pelo SiSU 2025. Ambos também participaram do sistema por meio das cotas, uma vez que estudaram o ensino médio na rede pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado do SiSU 2025 saiu na manhã de ontem, 27 de janeiro. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

Vitória Maria Benedetti passou na Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), em Santa Catarina. Conforme a jovem relata, ela já tinha expectativa de ser aprovada por causa do seu número de acertos no Enem 2024. 

"Ter passado para Medicina no SiSU 2025 e ainda em 1º lugar é muito gratificante porque mostra que o esforço e a dedicação valem a pena e a recompensa não foi só a aprovação, mas também a classificação excelente"

Vitória Maria Benedetti

Por outro lado, o estudante Pedro Henrique Teixeira Cavalheiro não estava tão confiante no Enem, mas se saiu muito bem, especialmente em redação, matemática e ciências da natureza, e usou suas notas do exame para se inscrever em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O resultado foi a classificação em 1º lugar por meio das ações afirmativas (cotas).

Os estudantes aprovados em Medicina no SiSU 2025, que estudaram no cursinho Fleming Medicina, colecionam dicas e estratégias de estudo efetivas para compartilhar com estudantes que também querem passar na carreira de Medicina.

Saiba como é o curso de Medicina

"Estude não só para o Enem"

Vitória cresceu em Passo Fundo (RS)

A agora caloura do curso de Medicina Vitória acredita que, na sua preparação para o Enem, deu certo ter o estudo ativo. "Ver a teoria e já partir para os exercícios e as provas antigas, e, por fim, revisão", resume.

De acordo com a jovem, no seu primeiro ano de cursinho ela estudou somente para o Enem, mas, na sua visão, não é uma boa alternativa, pois o Enem é uma prova muito incerta e tem o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

"Penso que estudar todo o conteúdo que cai em um vestibular é mais interessante porque há uma carga maior e daí da para aproveitar o que foi visto para o Enem também. Uma exemplo é a prova de Ciências da Natureza, que tem muita teoria", acredita.

A estudante comenta que é muito importante focar também em estudar para a prova de Linguagens e Códigos, porque tirar nota boa nessa área pode elevar bastante a media do Enem.

Vitória lembra ainda que, no seu primeiro do cursinho, não fazia exercícios físicos. No segundo ano, esse cenário mudou. "Fiz academia e caminhadas para descansar o mental e desestressar, porque nossa rotina de estudos é muito cansativa", ressalta.

Dicas de estudo de Vitória para passar em Medicina

  • Faça provas anteriores do Enem;

  • Treine a redação;

  • Faça bastantes exercícios de matemática;

  • Evite negligenciar as provas do 1º dia do Enem;

  • Tenha bom apoio psicológico;

  • Faça exercícios físicos.

"Fiz o que achava que valia a pena"

Pedro Henrique compartilha dicas de estudo

Há dois anos, Pedro passou no vestibular para o curso de Ciência da Computação. Fez um ano e meio e trancou a universidade pois queria ingressar no curso de Medicina. "Gosto dessa área, mas não me via programando, mas, sim, sendo médico", revela.

O jovem admite que, quando resolveu voltar a estudar, já não sei lembrava de tudo do ensino médio, então resolveu fazer um ano de cursinho no Fleming Medicina. Ele tinha aula de manhã e à tarde. 

À noite, o aluno fazia a revisão das suas anotações feitas em sala de aula e resolvia questões. Quando não acertava uma pergunta, pesquisava o conteúdo para entender. Perguntava para professores, pesquisava na internet e assistia videoaulas. 

O estudante fazia uma redação por semana e ficava ligado nas atualidades, filmes e séries para ter repertório cultural na redação do Enem.

Entenda o que é repertório cultural da redação do Enem

"Tentava entender 100% das coisas que eu estudava para passar no curso de Medicina. Não consegui aprender tudo nem estudar tudo. Mas fiz o que achava que valeria mais a pena e a aprovação deu certo"

Pedro Henrique

Dicas de estudo de Pedro para passar em Medicina

  • Leia e entenda a matéria. Depois, explique o que entendeu com termos simples, como se fosse para outra pessoa;

  • Faça muitas questões para treinar não só a matéria, mas, também, entender o padrão das perguntas e o tipo de conteúdo que cai;

  • Separe o que mais precisa saber dos conteúdos das matérias, em tópicos;

  • Escreva várias redações do Enem e leia outras também para ver os padrões dos textos, o que eles têm em comum;

  • Descanse uns minutos; se necessário durma, pois cansado não vai aprender o conteúdo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Medicina em foco

Vitória Maria Benedetti comenta que prentende seguir a área de Medicina da família e comunidade porque, na sua opinião, é o mais coerente do que a fez escolher cursar medicina.

"Quero defender o sistema único e chegar em territórios distantes onde o medico não quer atender. Quero retomar a ideia de coletividade e união que não acontece na prática. Posso fazer a diferença tentando levar a medicina a esses lugares distantes"

Vitória Maria

Pedro Henrique Teixeira Cavalheiro, cujo pai também é médico, decidiu que queria fazer medicina por ser uma profisão muito bonita, valorizada, que ajuda os outros, salva vidas, muito util pra sociedade. O jovem deve estudar cardiologia ou oftalmologia.

Leia também:

SiSU 2025: 1º lugar em Inteligência Artificial na UFG compartilha dicas para o Enem

Autor: Silvia Tancredi
Escrito por Silvia Tancredi Jornalista graduada na Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência em todos os veículos de comunicação, especialmente na internet. Tem muita afinidade com jornalismo cultural. Adora música, artes, cinema, literatura e idiomas.