Foi liberada nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a primeira e única chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016/1, cujas inscrições foram recebidas entre os dias 11 e 14 de janeiro. No total, 2.712.937 estudantes efetivaram 5.275.613 inscrições neste semestre.
Confira o resultado do SiSU 2016/1
Os aprovados deverão efetivar matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, diretamente na instituição para a qual foram selecionados. Os procedimentos e documentos para matrículas, inclusive horários e locais de atendimento, devem ser consultados na própria universidade ou instituto.
Segundo o Edital, no caso de notas idênticas, todos os estudantes que estejam empatados nas últimas vagas serão convocados e o desempate ocorrerá no momento da matrícula. Estão sendo ofertadas 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior.
Lista de Espera
Também teve início nesta segunda-feira o prazo para manifestação de interesse na lista de espera. Os estudantes que não foram selecionados na primeira opção têm até as 23h59 do dia 29 de janeiro para realizar tal procedimento.
Os participantes deverão procurar a instituição a partir de 4 de fevereiro para acompanhar as convocações para matrícula. É de responsabilidade do estudante o acompanhamento das convocações efetuadas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera.
SiSU
O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de educação superiores oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Portanto, nesta edição, a inscrição ficou restrita aos estudantes que participaram do Enem 2015 e que não zeraram a prova de redação. Além de indicar até duas opções de vaga, eles precisaram informar turnos e locais de oferta, além da modalidade de concorrência de sua preferência.
As notas de corte para cada curso, calculadas com base no número de vagas disponíveis e no total de inscritos, foram informadas uma vez por dia. Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone 0800-616161.
Por Wanja Borges