A reaplicação das provas do Enem 2024 começa hoje (10). O exame segue amanhã, 11 de dezembro, em todo o Brasil, sob a coordenação do Inep.
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), o horário das provas será das 13h30 às 19h (no primeiro dia) e das 13h30 às 18h30 no segundo dia.
As provas terão o mesmo formato do exame regular, com 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza e uma redação.
O tema da produção textual deve ser publicado pelo Inep a partir das 14h, como foi na edição regular.
Quem participa da reaplicação do Enem 2024?
Participam de reaplicação do Enem 2024 estudantes que tiveram alguma doença ou que passaram por algum problema logístico durante a aplicação do exame regular e, por isso, não puderam comparecer às provas.
Entre as doenças aceitas pelo, estão: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana, covid-19, etc.
São considerados problemas logísticos desastres naturais, falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Enem PPL 2024
Também fazem as provas hoje Pessoas Privadas de Liberdade ou em condição socioeducativa. A estimativa é que mais de 97 mil candidatos que se encaixam nessas situações participem do exame.
Os participantes nessa condição devem fazer as provas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.
Resultado da reaplicação do Enem 2024
A previsão é que o resultado da reaplicação do Enem 2024 seja liberado no dia 13 de janeiro de 2025, quando também sairão as notas dos participantes da edição regular.
Com as notas do Enem 2024 em mãos, os inscritos podem ingressar em programas de acesso à educação superior do Ministério da Educação (MEC), tais como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
-
Programa Universidade para Todos (ProUni);
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Como foi o Enem 2024?
No primeiro dia do Enem 2024, os estudantes responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.
A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.
Os participantes também produziram uma redação, cujo tema foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Confira os comentários sobre o tema da redação do Enem 2024
Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.
2ª dia do Enem 2024
No 2º dia do Enem 2024, os estudantes responderam 45 questões objetivas de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.
Professores consideram a prova de Matemática do Enem 2024 com dificuldade semelhante a de anos anteriores e previsível quanto aos conteúdos que foram cobrados.
A prova de Ciências da Natureza do Enem 2024 equilibrou bem as disciplinas de Biologia, Química e Física. No gera, os professores consideraram as questões com dificuldade média a fácil.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.