Questão 84

Por Rainer Gonçalves Sousa

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
a) VERDADEIRA – A ação japonesa no continente asiático era o mote fundamental de sua política imperialista na região. Através de vários conflitos, os japoneses conquistaram territórios que viriam a garantir a expansão de seus mercados e capitais pelo o Oriente.

b) FALSA – A dominação ao território coreano visava impor os interesses econômicos japoneses na região. Além disso, não há sustentação histórica na comparação feita entre a política externa japonesa e norte-americana com relação à Coréia.

c) FALSA – A afirmativa vai contra a ideia do texto, que sugere o desenvolvimento de uma rixa entre Estados Unidos e Japão. Além disso, a doutrina Monroe nunca inclui qualquer tipo de ajuda financeira ou desenvolvimentista a outros países ou continentes.

d) FALSA – A doutrina Monroe se restringia ao relacionamento político entre os Estados Unidos e as demais nações do continente americano.

e) FALSA – A Manchúria era um território chinês marcado pela intervenção imperialista de diferentes potências industriais.