Enem

Whatsapp
Em 08/10/2009 08h39 , atualizado em 08/10/2009 12h31

Questão 42

Enem

Por Frederico Borges de Almeida

E - Verdadeira

A – Na etapa I a energia potencial gravitacional da água na represa é convertida em energia cinética devido ao movimento que ela ganhará dentro da tubulação e não em energia potencial gravitacional.
B – O principio de funcionamento de uma usina hidrelétrica não depende do calor.
C – O caminho fechado para a corrente elétrica entre circuito e gerador pode ser denominado circuito. A energia elétrica produzida, em seu caminho pelos condutores é dissipada parcialmente em calor devido à resistividade do material (condutor), não se transformando neste momento em energia potencial gravitacional.
D – Nesta etapa, a energia elétrica que chega até a bomba é convertida em energia cinética (giro do motor) e posteriormente em energia potencial gravitacional (posição que a água ocupa no reservatório).
E – O atrito entre água e a tubulação dissipa parte da energia cinética do motor em térmica. O motor em seu circuito interno dissipa parte da energia elétrica que chega até ele em calor devido a resistividade dos condutores. O restante é convertido em energia cinética (água em movimento na tubulação) e em energia potencial gravitacional (água no reservatório)

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES