E - Verdadeira
A – Na etapa I a energia potencial gravitacional da água na represa é convertida em energia cinética devido ao movimento que ela ganhará dentro da tubulação e não em energia potencial gravitacional.
B – O principio de funcionamento de uma usina hidrelétrica não depende do calor.
C – O caminho fechado para a corrente elétrica entre circuito e gerador pode ser denominado circuito. A energia elétrica produzida, em seu caminho pelos condutores é dissipada parcialmente em calor devido à resistividade do material (condutor), não se transformando neste momento em energia potencial gravitacional.
D – Nesta etapa, a energia elétrica que chega até a bomba é convertida em energia cinética (giro do motor) e posteriormente em energia potencial gravitacional (posição que a água ocupa no reservatório).
E – O atrito entre água e a tubulação dissipa parte da energia cinética do motor em térmica. O motor em seu circuito interno dissipa parte da energia elétrica que chega até ele em calor devido a resistividade dos condutores. O restante é convertido em energia cinética (água em movimento na tubulação) e em energia potencial gravitacional (água no reservatório)
Questão 42
Por Frederico Borges de AlmeidaE - Verdadeira
A – Na etapa I a energia potencial gravitacional da água na represa é convertida em energia cinética devido ao movimento que ela ganhará dentro da tubulação e não em energia potencial gravitacional.
B – O principio de funcionamento de uma usina hidrelétrica não depende do calor.
C – O caminho fechado para a corrente elétrica entre circuito e gerador pode ser denominado circuito. A energia elétrica produzida, em seu caminho pelos condutores é dissipada parcialmente em calor devido à resistividade do material (condutor), não se transformando neste momento em energia potencial gravitacional.
D – Nesta etapa, a energia elétrica que chega até a bomba é convertida em energia cinética (giro do motor) e posteriormente em energia potencial gravitacional (posição que a água ocupa no reservatório).
E – O atrito entre água e a tubulação dissipa parte da energia cinética do motor em térmica. O motor em seu circuito interno dissipa parte da energia elétrica que chega até ele em calor devido a resistividade dos condutores. O restante é convertido em energia cinética (água em movimento na tubulação) e em energia potencial gravitacional (água no reservatório)