Provas do 2º dia do Enem 2022 são consideradas cansativas por estudantes

Hoje, participantes responderam 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza
Em 20/11/2022 21h03 , atualizado em 21/11/2022 13h26 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas do segundo dia do Enem 2022, aplicadas na tarde de hoje, 20 de novembro, foram consideradas cansativas por alguns estudantes. Os inscritos também avaliaram que faltou tempo para conseguirem resolver todas as 90 questões.

Os estudantes fizeram as provas do segundo dia do Enem na tarde de hoje. Ao todo, eles responderam 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Assim como nas últimas edições do exame, a prova de química foi considerada a mais difícil do dia. Esse teste está inserido na área de conhecimento de Ciências da Natureza junto com as disciplinas de biologia e física.

Saiba como foi o 2º dia do Enem 2022

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questões demoradas

Para a estudante Hisy Ellen Souza, que fez o Enem para tentar ingressar no curso de Medicina, as 5 horas para responder as perguntas tiveram que ser bem organizadas para poder se dar bem na prova. 

"A prova de matemática do Enem 2022 tinha questões demoradas, então tive que responder de maneira bem rápida. Ciências da Natureza estava bastante teórica e havia algumas perguntas nas quais você precisava fazer contas mais difíceis, o que demandava mais tempo", lembra a jovem. 

Mas, mesmo sendo uma prova pesada, Hisy avalia que a prova foi proveitosa e espera ver bons resultados.

Exigência de raciocínio

Thalles Barbosa

Thalles Barbosa, que espera cursar Relações Internacionais com as notas do Enem, concorda com a estudante sobre a questão do tempo.

"O Enem é uma prova muito complicada para o tempo que é proposto. Foi um exame que exigiu bastante raciocinio. Faltaram questões para terminar. Tive que escolher quais perguntas responder pelo pouco tempo", comenta.

Muitos estudantes acreditam que a prova de matemática do Enem é difícil. Mas, para o jovem, nesta edição, esse teste não foi tão complicado, só exigiu raciocínio. Na opinião dele, a prova de Ciências Humanas do Enem 2022, aplicada no domingo passado, foi mais complexa. 

No geral, o futuro aluno de Relações Internacionais está otimista. "Espero que o resultado tenha sido positivo do fundo do coração para todo mundo. Eu espero ter batido minhas expectativas e alcançado o que almejo", espera.

1º Enem

Danilo Souza

Danilo Souza fez o Enem pela primeira vez neste ano. Ele é aluno do terceiro ano do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - campus Urutaí- e pretende usar as notas do Enem para ingressar no curso de Ciências Biológicas.

"No geral, achei a prova tranquila. Teve sim algumas questões que tive dificuldade e  que não recordei no momento mas eu acredito que aqueles que estavam por dentro se deram bem", opina.

O segundo dia do Enem 2022, segundo o estudante, foi mais tranquilo do que o primeiro dia. "Hoje, caíram questões de conteúdos dos ensino médio que vimos mesmo. Não tive problemas. Já as provas de Ciências Humanas foram bem dispersas. Não conseguíamos detectar se eram itens de história, geografia, sociologia, etc", comenta. 

Muitos textos

Vitória Avendaño

Vitória Avendaño deseja estudar o curso de Jornalismo. Para ela, hoje as provas da área de exatas foram mais complicadas que as do primeiro dia.

"Achei que a prova teve muitos textos em ambos os dias. Achei a prova de hoje bem difícil, mais do que eu achei que seria, principalmente a prova de ciencias da natureza. De matemática, eu achei que ainda estava com o nível mais parecido com os outros anos. Espero que dê tudo certo", acredita a jovem.

Gabaritos do Enem 2022

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou agora há pouco que os gabaritos oficiais do Enem 2022 serão publicados na próxima quarta-feira (23), na página do participante.

Correção comentada do Enem 2022

A equipe de profesores do Brasil Escola está realizando uma live, no YouTube do Brasil Escola, para comentar as provas de hoje. Confira abaixo:

O Brasil Escola, em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, também está fazendo a correção comentada do Enem 2022 de forma gratuita e em tempo real.

Ao ler a correção comentada do Enem 2022, o estudante poderá ter ideia de quantas questões acertou no exame e verificar como pode usar as notas do Enem para ingressar em algum curso superior.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.


Relacionados

Confira quando serão divulgados os gabaritos oficiais do Enem 2022
O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite de hoje, 20 de novembro, que os gabaritos oficiais do Enem 2022 serão divulgados daqui a três dias.
Notícias
Enem 2022: professores apontam que questão de matemática não tem resposta
Professores de matemática do colégio e curso Oficina do Estudante comentaram na noite de hoje, 20 de novembro, que uma questão da prova de matemática não tem uma resposta certa.
Notícias
Enem 2022: professor de Química do Brasil Escola comenta sobre as questões do Exame
O professor de Química comentou sobre as questões desta disciplina. Brasil Escola, em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, fará novamente a correção do Enem 2022 a partir das 19h.
Notícias
Enem 2022: professores comentam as provas do 2° dia do Exame
Hoje, 20 de novembro, foi aplicado o segundo dia de provas do Enem 2022. Os participantes responderam questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Notícias
Gabarito do Enem 2022 será divulgado amanhã (23)
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve disponibilizar os gabaritos oficiais do Enem 2022 nesta quarta-feira (22) às 18h.
Notícias
Provas do Enem 2022
Confira como foram as provas do Enem 2022. Saiba quais foram os temas abordados no exame e a análise de professores.
Enem
Questão da prova de Matemática do Enem 2022 é anulada
Uma questão da prova de Matemática do Enem 2022 foi anulada. O item se tratava do salário de um vendedor. Gabaritos foram liberados hoje (23).
Notícias
Resultado do Enem 2022 será divulgado em fevereiro de 2023
O Inep informou na manhã desta segunda-feira que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será divulgado em 13 de fevereiro em 2023.
Notícias