Hoje, 20 de novembro, foi aplicado o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes responderam questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Para Anderson Rodrigues, Diretor Pedagógico do Oficina do Estudante, a prova de Ciências da Natureza foi bastante conteudista, seguindo o modelo clássico do Enem, com gráficos, tabelas, esquemas, características comuns do Enem.
O diretor ainda destacou os temas da atualidade que o exame trouxe, como Covid-19, doping, buraco negro e cana de açúcar. Confira abaixo os comentários para cada disciplina do 2° dia do Enem 2022
Prova de Matemática
A prova trouxe assuntos como razão e proporção, porcentagem, estatística e cálculo de volumes. Para Mário Fernandes, do Oficina, não houve nenhum tema polêmico ou de destaque, apenas uma questão cujo contexto era o de uma epidemia em uma cidade.
O professor ainda destacou que a prova foi equilibrada e exigiu domínio dos conceitos fundamentais de matemática, assim como de leitura e interpretação dos dados fornecidos.
Prova de Química
O professor Murilo Xoven, do Brasil Escola, afirmou que a prova de química foi bastante interpretativa e conteudista. Para o professor, a prova foi de nível médio com poucas questões difíceis.
Prova de Biologia
As questões de biologia cobraram assuntos típicos do Enem, como ecologia, fisiologia humana e biotecnologia, com predominância dessas duas últimas áreas.Gustavo Camacho, do Oficina, ainda destacou que a pandemia de COVID-19 esteve presente tanto em questões mais voltadas para a Biologia quanto para a química.
O professor Frederico da Mata, do Brasil Escola, destacou que a prova foi de nível aceitável para alunos do ensino médio, com conteúdos e abordagens dentro do esperado.
Achei a prova muito interdisciplinar, principalmente com a prova de Química. Várias questões de Química precisavam de conhecimentos de Biologia e vice e versa para serem resolvidas.
- Frederico da Mata
Prova de Física
A prova trouxe mais questões de elétrica do que nos anos anteriores. Também foram abordados temas como gravitação, termologia e Leis de Newton. Xerxes Adorno Lima, do Brasil Escola, ainda destacou o uso de temas da Física Moderna como contextualização das questões de gravitação e óptica.
O professor Rodrigo Araújo, do Oficina, enfatizou que as questões foram bem elaboradas e apresentaram nível de dificuldade entre médio e elevado, exigindo dos candidatos bastante atenção e conhecimento da disciplina.
Além disso, para o professor, a distribuição das questões privilegiou a mecânica e a eletricidade, que juntas compuseram dois terços da prova. Ondulatória, tema tradicionalmente abordado no Enem, ficou de fora nesta edição do Exame.