Enem 2022: professores comentam as provas do 2° dia do Exame

Participantes responderam questões de Matemática e Ciências da Natureza
Em 20/11/2022 19h33 , atualizado em 20/11/2022 19h58 Por Miguel Souza

Segundo dia de provas do Enem 2022
Segundo dia de provas do Enem 2022
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 20 de novembro, foi aplicado o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes responderam questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Para Anderson Rodrigues, Diretor Pedagógico do Oficina do Estudante, a prova de Ciências da Natureza foi bastante conteudista, seguindo o modelo clássico do Enem, com gráficos, tabelas, esquemas, características comuns do Enem.

O diretor ainda destacou os temas da atualidade que o exame trouxe, como Covid-19, doping, buraco negro e cana de açúcar.  Confira abaixo os comentários para cada disciplina do 2° dia do Enem 2022

Prova de Matemática

Prova de Matemática do Enem 2022 exigiu leitura e interpretação

A prova trouxe assuntos como razão e proporção, porcentagem, estatística e cálculo de volumes. Para Mário Fernandes, do Oficina, não houve nenhum tema polêmico ou de destaque, apenas uma questão cujo contexto era o de uma epidemia em uma cidade. 

O professor ainda destacou que a prova foi equilibrada e exigiu domínio dos conceitos fundamentais de matemática, assim como de leitura e interpretação dos dados fornecidos. 

Prova de Química

Prova de Química foi de nível médio

O professor Murilo Xoven, do Brasil Escola, afirmou que a prova de química foi bastante interpretativa e conteudista. Para o professor, a prova foi de nível médio com poucas questões difíceis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prova de Biologia

Pandemia foi um dos temas da prova de Biologia do Enem 2022

As questões de biologia cobraram assuntos típicos do Enem, como ecologia, fisiologia humana e biotecnologia, com predominância dessas duas últimas áreas.Gustavo Camacho, do Oficina, ainda destacou que a pandemia de COVID-19 esteve presente tanto em questões mais voltadas para a Biologia quanto para a química.

O professor Frederico da Mata, do Brasil Escola, destacou que a prova foi de nível aceitável para alunos do ensino médio, com conteúdos e abordagens dentro do esperado.

Achei a prova muito interdisciplinar, principalmente com a prova de Química. Várias questões de Química precisavam de conhecimentos de Biologia e vice e versa para serem resolvidas. 
- Frederico da Mata

Prova de Física

Prova de física do Enem 2022 não abordou Ondulatória 

A prova trouxe mais questões de elétrica do que nos anos anteriores. Também foram abordados temas como gravitação, termologia e Leis de Newton. Xerxes Adorno Lima, do Brasil Escola, ainda destacou o uso de temas da Física Moderna como contextualização das questões de gravitação e óptica. 

O professor Rodrigo Araújo, do Oficina, enfatizou que as questões foram bem elaboradas e apresentaram nível de dificuldade entre médio e elevado, exigindo dos candidatos bastante atenção e conhecimento da disciplina. 

Além disso, para o professor, a distribuição das questões privilegiou a mecânica e a eletricidade, que juntas compuseram dois terços da prova. Ondulatória, tema tradicionalmente abordado no Enem, ficou de fora nesta edição do Exame.


Relacionados

Segundo dia de provas do Enem 2022
Confira quando serão divulgados os gabaritos oficiais do Enem 2022
O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite de hoje, 20 de novembro, que os gabaritos oficiais do Enem 2022 serão divulgados daqui a três dias.
Notícias
Segundo dia de provas do Enem 2022
Enem 2022: professores apontam que questão de matemática não tem resposta
Professores de matemática do colégio e curso Oficina do Estudante comentaram na noite de hoje, 20 de novembro, que uma questão da prova de matemática não tem uma resposta certa.
Notícias
Segundo dia de provas do Enem 2022
Enem 2022: professor de Química do Brasil Escola comenta sobre as questões do Exame
O professor de Química comentou sobre as questões desta disciplina. Brasil Escola, em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, fará novamente a correção do Enem 2022 a partir das 19h.
Notícias
Segundo dia de provas do Enem 2022
Gabarito do Enem 2022 será divulgado amanhã (23)
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve disponibilizar os gabaritos oficiais do Enem 2022 nesta quarta-feira (22) às 18h.
Notícias
Segundo dia de provas do Enem 2022
Prazo para pedir reaplicação das provas do Enem 2022 termina nesta sexta (25)
O prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerra nesta sexta-feira (25).
Notícias
Segundo dia de provas do Enem 2022
Provas do 2º dia do Enem 2022 são consideradas cansativas por estudantes
As provas do segundo dia do Enem 2022, aplicadas na tarde de hoje, 20 de novembro, foram consideradas cansativas por alguns estudantes.
Notícias
Segundo dia de provas do Enem 2022
Provas do Enem 2022
Confira como foram as provas do Enem 2022. Saiba quais foram os temas abordados no exame e a análise de professores.
Enem
Segundo dia de provas do Enem 2022
Questão da prova de Matemática do Enem 2022 é anulada
Uma questão da prova de Matemática do Enem 2022 foi anulada. O item se tratava do salário de um vendedor. Gabaritos foram liberados hoje (23).
Notícias