ProUni 2019/1: prazo de inscrições termina hoje

Programa oferece mais de 240 mil bolsas de estudo. Candidatos têm até as 23h59 para realizar a inscrição.
Em 03/02/2019 00h05 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Termina hoje, 3 de fevereiro, às 23h59, o prazo para as inscrições no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1. A oferta do programa é de 243.888 bolsas de estudo, sendo 116.813 integrais (100%) e 127.075 parciais (50%). Inscrições começaram no dia 31 de janeiro.

Como realizar a inscrição

A inscrição é realizada por meio do Site do ProUni e é gratuita. O candidato deve fazer o login com número de inscrição do Enem 2018 e senha. No cadastro, o estudante poderá escolher até duas opções de curso/instituição/turno da bolsa de estudos. A nota mínima para continuar na disputa pela oportunidade muda conforme a adesão dos candidatos.

Inscreva-se no ProUni 2019/1

Quem pode participar

O ProUni 2019/1 é exclusivo para quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. 

Além da pontuação do Enem 2018, os candidatos precisam se encaixar em um dos critérios abaixo:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Os candidatos precisam, ainda, atender aos critérios de renda para escolher a modalidade da bolsa de estudos do ProUni 2019/1:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa: bolsa integral (100%)
  • Renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa: bolsa parcial (50%)

Mudança no Cronograma

Inicialmente as inscrições do ProUni estavam previstas para o período entre 29 de janeiro e 1º fevereiro. Em consequência da prorrogação nas inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1, para não prejudicar os candidatos que participariam das seletivas, o Ministério da Educação (MEC) resolveu adiar a data final das incrições para este domingo, 3 de fevereiro.

Resultado

A primeira chamada do ProUni está prevista para ser divulgada na quarta-feira, 6 de fevereiro, no site oficial do programa. Os candidatos pré-selecionados devem procurar as instituições de ensino com a documentação comprobatória para a confirmação das informações prestadas na inscrição e para que a matrícula seja realizada.

A segunda chamada regular será divulgada em 20 de fevereiro. Para os candidatos que não forem convocações nas chamadas regulares terão a oportunidade de manifestar interesse nos dias 7 e 8 de março. A relação dos interessados nas bolsas remanescentes estará disponível no dia 11 de março.