Em seu primeiro dia, a segunda edição de 2015 do Programa Universidade Para Todos (ProUni) registrou 234.646 inscritos e 453.953 inscrições até as 18h. Os dados foram divulgados às 18h20 desta terça-feira, 16 de junho, pelo Ministério da Educação (MEC).
O ProUni 2015/2 oferece 116.004 bolsas de estudos em instituições particulares, das quais 68.971 são integrais e 47.033 parciais. O prazo segue até 18 seguinte, exclusivamente pelo SisProUni.
O ProUni é exclusivo para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e obtiveram média mínima de 450 pontos nas cinco provas, sem que a redação tenha sido zerada. É preciso, ainda, comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e atender pelo menos um dos requisitos abaixo:
I - ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
III - ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
IV - ser pessoa com deficiência;
V - ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública – neste caso não é preciso comprovar renda.
A primeira chamada será divulgada em 22 de junho, enquanto a segunda está prevista para 6 de julho. Os estudantes pré-selecionados para as bolsas terão que comparecer à respectiva instituição de ensino para confirmar os dados informados na inscrição do ProUni, entre 22 e 29 de junho, no caso da primeira convocação, ou entre 6 e 10 de julho, para segunda.
Os participantes que estiverem entre os pré-selecionados nas duas chamadas poderão fazer parte da lista de espera entre os dias 17 e 20 de julho. A lista estará disponível no sistema do ProUni (SisProUni) a partir de 23 de julho. As instituições serão responsáveis pelas convocações posteriores.
Mais informações no Manual do Bolsista e no Edital do ProUni.
Por Lorraine Vilela