Whatsapp
Em 01/06/2016 09h47 , atualizado em 01/06/2016 10h20

Participantes do Enem 2016 podem solicitar uso do nome social a partir de hoje

Notícias

Transsexuais e travestis serão tratados pelo nome e gênero que se identificam Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Os travestis e transsexuais que quiserem usar o nome social na edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem fazer o pedido a partir desta quarta-feira, 1º de junho, pela Página do Participante. O prazo vai até o próximo dia 8.

Acesse a Página do Participante

Ao fazer a solicitação, o participante deve enviar formulário específico pelo sistema, acompanhado de foto e documento de identificação.

Os participantes que fazem a solicitação são tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo que consta no documento de identidade. Eles também podem usar o banheiro do gênero com o qual se identificam. 

O uso do nome social no Enem é permitido desde 2014. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 102 participantes solicitaram o nome social em 2014 e 278 no Enem 2015.

Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 encerraram no dia 20 de maio. Mais de 9,2 milhões de pessoas se inscreveram, sendo que 8,6 milhões tiveram a inscrição confirmada, ou seja, pagaram a taxa ou conseguiram isenção. Como o Banco do Brasil ainda não processou todos os pagamentos, o número de inscritos confirmados pode bater o recorde do Enem 2014 de 8,7 milhões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. O primeiro dia terá 45 questões objetivas de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. Já o segundo será composto por 45 perguntas de Linguagens e Códigos e outras 45 de Matemática, além da redação.

Estude com o Brasil Escola

Você se inscreveu e ainda não começou a se preparar para o Enem? Aproveite o que o Brasil Escola oferece aos participantes do exame. Videoaulas gratuitas, simulados online, dicas e correções de provas anteriores estão disponíveis no site. Não perca tempo! 

Relacionados
Participantes do Enem 2016 já podem instalar o aplicativo desenvolvido pelo MEC, em parceria com o Inep, em seus smartphones e tablets.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES