O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 29 de setembro, o edital para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2020.
A oferta é de 50 mil vagas que não foram preenchidas nas seletivas regulares. Poderão se inscrever os candidatos que participaram de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Também é necessário ter alcançado no mínimo 450 pontos na média da prova objetiva e nota superior a zero na redação. Os interessados devem possuir renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.
Inscrição e Seletiva
O período de inscrição será de 6 a 13 de outubro para os candidatos que não estão matriculados em instituições de ensino superior. No caso dos estudantes que já estão matriculados e desejam financiar o curso têm até o dia 13 de novembro.
A seleção para ocupar as vagas será feita de acordo com a ordem de conclusão da inscrição, desde que o candidato atenda às exigências do Fies.
Se após a inscrição o candidato precisar alterar informações no cadastro, o sistema terá de cancelá-la e, posteriormente, o estudante deverá concluir outra vez sua inscrição. No caso, durante o processo a vaga escolhida anteriormente poderá ser ocupada por outro candidato que finalizar a inscrição antes.
O Fies
Os estudantes que desejam financiar até 100% do valor do curso de graduação podem recorrer ao Fies, desde que tenham feito o Enem e atendam aos critérios de rendas exigidos pelo programa do Governo Federal. Com o financiamento, o pagamento do valor do curso é realizado após a conclusão.
Em 2020 o Fies ofereceu 100 mil vagas, sendo que 70 mil foram para a primeira edição e 30 mil disponibilizadas no segundo semestre.
Mais: Entenda como usar o Fies
Para mais informações acesse o edital.