MEC abre inscrições do Fies 2020/1

Candidatos que fizeram qualquer edição do Enem entre 2010 e 2019 podem se inscrever até 12 de fevereiro.
Em 05/02/2020 13h07 , atualizado em 28/02/2020 09h29 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: mec
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1 nesta quarta-feira, 5 de fevereiro. Os interessados poderão se inscrever até o próximo dia 12. 

Faça sua inscrição no Fies 2020

O Fies 2020/1 se divide em duas modalidades: Fies Fundo Garantidor (Juros Zero) e P-Fies. As duas categorias exigem do candidato a média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota acima de zero na redação. O MEC aceita qualquer edição a partir de 2010

A principal diferença entre Fies e P-Fies para a INSCRIÇÃO é o valor da renda familiar por pessoa. Confira:

  • Fies: renda de até três salários mínimos
  • P-Fies: renda de até cinco salários mínimos

Já nas caractéristicas do financiamento, o Fies apresenta juros zero (corrigidos apenas pela inflação) e 100 mil vagas para 2020, conforme definido pelo MEC. O P-Fies tem juros definidos pelos bancos e o número de vagas não é determinado pelo Ministério da Educação. 

Como se inscrever no Fies 2020/1?

A inscrição do Fies é semestral, virtual e gratuita. Confira o passo a passo:

1º: acesse o site fies.mec.gov.br e clique em "Minha Inscrição" => "Primeiro Acesso";

2º: informe seu CPF e data de nascimento. O sistema do Fies localizará o resultado do Enem e, caso o candidato tenha a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para acesso ao login e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição; 

3º: confira o e-mail cadastrado para acessar o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação de sua inscrição;

4º: retorne ao site do FiesSeleção, clique na opção "Já sou cadastrado" => informe CPF e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;

5º: preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba "Grupo Familiar". É necessário cadastrar o CPF de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00. 

6º: selecione um grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas no Fies, levando em consideração o seu perfil e interesse. 

Cursos prioritários

O MEC anunciou 100 mil vagas para o ano de 2020 na modalidade Fies Juros Zero. A oferta será dividida nas duas edições previstas para este ano. 

Existem critérios de prioridade no Fies, ou seja, o financiamento pode ser feito para cursos presenciais de todas as áreas e regiões do país, mas alguns locais e áreas de graduação são prioritários no preenchimento. 

Regiões Prioritárias

Mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste. 

Áreas prioritários

Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades. 

CLIQUE PARA AMPLIAR

ATENÇÃO: cursos a distância (EaD) NÃO são financiados pelo Fies.

  • Prioridade para cursos com melhores notas

A porcentagem de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies. 

  • Conceito 5: 35% das vagas
  • Conceito 4: 30% das vagas
  • Conceito 3: 25% das vagas
  • Cursos recém-autorizados: 10% das vagas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado do Fies

O resultado das duas modalidades (Fies e P-Fies) será liberado no dia 26 de fevereiro. O Fies Juros Zero tem uma chamada regular e uma convocação da lista de espera. Veja abaixo quais os procedimentos para quem for pré-selecionado:

  • 1º etapa: o pré-selecionado no Fies deve completar as informações no site, no prazo de 27 de fevereiro a 2 de março.
  • 2ª etapa: após completar as informações, é necessário procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 
  • 3ª etapa: após validação da documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato. 

A lista de espera do Fies Juros Zero terá manifestações de interesse de 28 de fevereiro a 31 de março. Os candidatos devem acompanhar a pré-seleção pelo site do financiamento.

Já o P-Fies tem somente uma chamada por edição. Além disso, a categoria com juros definidos pelos bancos não conta com a etapa de complementação das informações no site, apenas as fases de comparecimento na CPSA e a ida ao banco para fechamento do contrato. 

Mudanças no Fies

No fim de 2019, o MEC anunciou mudanças para o Fies e P-Fies nos próximos semestres. Confira:

  • Fies: a partir de 2021, o MEC exigirá nota mínima de 400 pontos na redação para que o candidato possa se inscrever.
     
  • P-Fies: será desvinculado do Fies a partir da edição 2020/2; deixará de usar o Enem na seleção; inscrições o ano todo; fim de renda máxima. 
     
  • Cobrança Judicial: contratos assinados até o segundo semestre de 2017 e que tiverem dívida mínima de R$ 10 mil serão cobrados judicialmente. A medida vale a partir do segundo semestre de 2020. 
     
  • Transferência: Enem será usado para limitar a transferência de curso de quem tem o Fies. O estudante precisará comprovar desempenho no exame igual ou superior a nota de corte do curso para o qual deseja se transferir. 

Como é o pagamento do Fies?

Durante o curso, o estudante paga o seguro de vida obrigatório e os juros. Já as parcelas do saldo devedor começam a ser pagas (independente da modalidade) no primeiro mês após a terminar o faculdade, desde que o aluno tenha renda. Se não houver renda no momento, ou em algum outro período do pagamento, será cobrado o valor mínimo definido pelo regulamento. 

De acordo com o regulamento definido pelo MEC, o prazo máximo para o pagamento do Fies é de 14 anos, levando em consideração a capacidade de quitação mensal do estudante. 

Mais informações no FAQ Fies do Brasil Escola e no site oficial do Fies.