Inscrições para o ProUni 2015/1 serão encerradas nesta quinta-feira

Mais de um milhão de estudantes já se inscreveram no Programa. São 213.113 bolsas de estudo.
Em 29/01/2015 00h01 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chegam ao fim às 23h59 desta quinta-feira, 29 de janeiro, as inscrições para a primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni), programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Até as 12h de ontem, 1.125.694 estudantes já haviam confirmado participação na seleção. 

Inscreva-se

Podem se inscrever os candidatos que não possuam diploma de curso superior, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 com pontuação superior a 450 pontos na média e acima de zero na redação e que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos, de acordo com o tipo de bolsa. 

Eles também deverão atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

No ato da inscrição, os estudantes deverão indicar o número de inscrição e senha do Exame e até duas opções de instituição, curso e turno, por ordem de preferência. Candidatos com deficiência e autodeclarados indígenas, preto ou pardo poderão optar pelas políticas de ações afirmativas. As opções podem ser alteradas durante o período de inscrição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Oportunidades e cronograma
Estão sendo oferecidas 213.113 bolsas de estudo, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Em comparação com o processo seletivo do primeiro semestre de 2014, foi registrado um crescimento de 11% na oferta de vagas e de 19% no número de cursos. Neste semestre, são 1.117 instituições participantes e 30.549 opções de cursos. 

As bolsas integrais serão concedidas para candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as parciais, destinam-se aos estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. A primeira chamada será publicada em 2 de fevereiro com prazo até o dia 9 para comprovação das informações. 

Já a segunda convocação será realizada no dia 19 de fevereiro com matrículas para o dia 24. Para a Lista de Espera, as inscrições serão recebidas nos dias 2 e 3 de março e os dias 10 e 11 seguintes serão reservados para o comparecimento dos estudantes para entrega da documentação. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone 0800-616161.

Por Wanja Borges