Whatsapp
Em 09/06/2014 00h10 , atualizado em 09/06/2014 07h03

Inscrições para a 2ª edição do ProUni 2014 estão abertas

Notícias

Prazo vai até a próxima quarta-feira, 11 de junho. Para participar é preciso ter feito o Enem 2013. Por Jessica Gonçalves Pereira
PUBLICIDADE

O Programa Universidade para Todos (ProUni) inicia nesta segunda-feira, 9 de junho, o prazo de inscrições para a edição do segundo semestre de 2014. Os estudantes que querem concorrer a uma das 105.101 bolsas ofertadas poderão se inscrever até as 23h59 de quarta-feira, dia 11. 

Inscreva-se 

Ao todo 943 instituições participam desta edição, serão 22.139 opções de cursos. Das bolsas disponíveis, 73.601 são integrais e 41.500 parciais (50%). Para participar os interessados devem ter feito pelo menos 450 pontos na média das notas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, além disso o estudante não pode ter zerado a redação. O candidato também terá que atender ao menos uma das exigências citadas abaixo: 

I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - seja pessoa com deficiência;
V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem já possuí diploma de ensino superior não pode participar desta seletiva. Já os professores, que se encaixam no item V, deverão concorrer somente às bolsas para cursos de licenciatura. O programa também prevê cotas aos candidatados com deficiência ou autodeclarado preto, pardo ou indígena. 

Durante a inscrição o candidato terá que informar o número de inscrição e senha do Enem 2013,  endereço de e-mail válido, escolher duas universidades (em ordem de preferência), local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita. Consulte as bolsas ofertadas aqui

A lista de classificados na primeira chamada sai no dia 15 de junho, enquanto a segunda chamada está prevista para 4 de julho. Os candidatos não selecionados poderão se inscrever na lista de espera do ProUni 2014/1 entre os dias 21 e 22 de julho.  

Cronograma 

Inscrições: de 9 a 11 de junho
Resultado da 1ª chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da 2ª chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Inscrição lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho. 

Por Jéssica Gonçalves 

Relacionados
Confira as respostas às principais dúvidas sobre o ProUni, das inscrições ao resultado da lista de espera.
Saiba como usar a média do Enem para conseguir uma bolsa de estudo no ProUni.
Depoimentos de quem só se formará graças ao programa.
Comparação foi feita com o primeiro dia de inscrições da edição 2013/2. Interessados devem se inscrever até amanhã.
Tire suas dúvidas sobre o Enem e o ProUni, como fazer, por que fazer, quando fazer, inscrição, datas, provas, como é a prova, o que é preciso, participar do prouni.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES